Quarta-feira, Setembro 27, 2023
27.9 C
Lisboa
More

    Europa saúda voto de confiança

    O presidente da Comissão Europeia afirmou ontem que o voto de confiança do Parlamento da Grécia ao primeiro-ministro George Papandreou “retira um elemento de incerteza a uma situação muito difícil”.
    O governo socialista grego obteve na terça-feira a confiança do Parlamento, um passo prévio para o lançamento de um novo plano de austeridade.
    Durão Barroso afirmou, através de comunicado, que o primeiro-ministro e o governo “podem agora centrar todos os esforços em conseguir o apoio do Parlamento na ambiciosa série de medidas fiscais e privatizações acordada com a troika” composta pela Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional.
    Para o presidente da Comissão Europeia, a aprovação das medidas de austeridade “vai permitir o rápido desembolso da próxima tranche da ajuda financeira a Atenas e um grande passo para que a Grécia regresse a umas finanças públicas sustentáveis e ao crescimento”.
    O governo de George Papandreou conseguiu o voto de confiança do Parlamento, mas só foi apoiado pelo Partido Socialista. A moção de confiança foi aprovada com 155 votos a favor de um total de 298 votos emitidos. Os outros 143 deputados votaram contra. O Executivo precisava de pelos menos 151 votos favoráveis.
    O Eurogrupo decide em Julho se outorga à Grécia a quinta parcela do resgate total de 110 mil milhões de euros que concedeu juntamente com o Fundo Monetário Internacional no ano passado.
    Antes da votação, dezenas de milhares de manifestantes concentraram-se em frente do Parlamento grego.

    Rodeado por forte dispositivo policial, o novo protesto foi convocado pelo movimento dos “indignados” gregos, que desde 25 de Maio promove um acampamento na praça Sintagma, no centro económico e político de Atenas, em oposição às medidas de austeridade ditadas ao país pela União Europeia e o Fundo Monetário Internacional.
    O sindicato da Função Pública apelou para uma concentração simultânea e no mesmo local para assinalar a oposição ao extenso pacote de privatizações exigido pela troika ao governo do Partido Socialista Pan-Helénico (PASOK).

    Fonte: Jornal de Angola

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Angola recupera 36 peças de arte em leilão realizado em Portugal

    As peças, que faziam parte da colecção privada de artes do português Elísio Romariz dos Santos Silva, foram leiloadas...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema