Segunda-feira, Abril 15, 2024
18.5 C
Lisboa
More

    Euro atinge a cotação mais baixa desde janeiro de 2011

    A cotação da moeda única europeia despencou nesta quinta-feira, atingindo o nível mais baixo já registrado desde janeiro de 2011. A queda acontece em um momento da redução das trocas comerciais na zona do euro, provocada pelas instabilidades ligadas à crise financeira no bloco, e logo após a divulgação do balanço do Banco Central Europeu.

    Às vésperas de completar uma década de existência, o euro passa por uma das piores fases de sua história. Nesta quarta-feira, 28 de dezembro, a moeda única europeia chegou a ser negociada a 1,29 dólares (cerca de 2,42 reais), o nível mais baixo desde 11 de janeiro desde ano. O declínio também foi constatado diante da moeda japonesa, pois no final do dia a divisa do velho continente estava valendo 100,72 yens, a pior cotação dos últimos dez anos.

    A queda começou a ser sentida logo na abertura dos principais pregões. Desde o início do dia os especialistas do mercado financeiro já notaram que os investidores evitavam apostar no euro, preferindo o dólar ou o yen, vistos como moedas mais seguras.

    Para os analistas financeiros, é difícil identificar os fatores exatos que provocaram essa queda. Mas “a publicação do balanço do Banco Central Europeu (BCE) certamente deu margem à algumas preocupações”, arrisca Kathleen Brooks, analista da Forex.com.

    Na semana passada, o BCE havia anunciado que iria emprestar quase 500 bilhões de euros a 500 estabelecimentos financeiros da zona do euro. Mas de acordo com a mesma especialista, o balanço da instituição divulgado essa semana preocupou os investidores, que começam se questionar sobre a capacidade de ajuda do banco, em plena crise das dívidas soberanas.

     

     

    Fonte: RFI

    Foto: REUTERS/Yiorgos Karahalis/Files

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Analistas avaliam preço do petróleo após ataque do Irão a Israel

    Os futuros do petróleo quase não foram afetados pelo ataque sem precedentes do Irão a Israel, com os traders...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema