A Ucrânia, co-organizadora do Euro-2012, já lidera o Grupo D. Aproveitando o empate entre Inglaterra e França, os ucranianos, em estreia em fases finais de europeus, deram a volta ao jogo com a Suécia e estão na frente após o final da 1.ª jornada.
Ibrahimovic ainda deu vantagem à Suécia, aos 52 minutos, mas, aos 62, já o capitão Shevchenko bisava e operava a reviravolta no marcador, para gáudio dos adeptos que lotaram o Estádio Olímpico, em Kiev.
Em Kiev mandam mesmo os da casa
por Mário Rui Ventura
Finalmente, uma vitória do organizador. Ao nono jogo inaugural de um país que recebe a fase final do Europeu – Polónia incluída -, a Ucrânia deu a volta e venceu a Suécia no derradeiro jogo da jornada inaugural do grupo D, que teve lugar no Estádio Olímpico, em Kiev.
Depois de, na primeira parte, ter sido a equipa mais perigosa, tendo terminado com o dobro de posse de bola e o dobro de passes que a Suécia, a formação orientada por Oleg Blokhin acabou por ver Ibrahimovic a inaugurar o marcador, aos 52 minutos. O avançado sueco aproveitou um lance de insistência de Mikael Lustig, que cruzou por duas vezes,e um passe magistral de Kallstrom para fazer o 1-0.
Dez minutos bastaram, porém, para vir ao de cima outro avançado experiente do futebol europeu. Shevchenko, capitão da Ucrânia, empatou o jogo aos 55 minutos, respondendo de cabeça ao cruzamento de Konoplyanka, naquele que foi o primeiro golo de bola corrida da Ucrânia na fase final de um torneio internacional. Aos 62, estava operada a reviravolta no marcador, novamente por Shevchenko e novamente de cabeça. Desta feita, o experiente avançado do Dinamo Kiev antecipou-se a Ibrahimovic num canto e deu os três pontos à Ucrânia.
Fonte: ABOLA