As contas do grupo B estão longe de estar simplificadas: Portugal pode ser apurado com três pontos… e eliminado com seis. Tudo dependerá da última jornada.
Continua tudo por decidir no grupo B do Euro 2012, onde estão inseridos Portugal, Alemanha, Holanda e Dinamarca. Depois da vitória (3-2) da seleção portuguesa sobre os nórdicos, os germânicos voltaram a confirmar o favoritismo e derrotaram a “laranja mecânica” por 2-1, assumindo a liderança do grupo B. Pelo menos para já…
A Holanda, com zero pontos, ainda pode sonhar com o apuramento para os “quartos”. Portugal, por incrível que possa parecer, até se pode apurar com três pontos e ser eliminado com seis. Como? Tudo dependerá dos resultados da última jornada, que se disputará no próximo sábado, com o Portugal-Holanda e o Dinamarca-Alemanha.
Neste momento, a Alemanha lidera com seis pontos, mais três que Portugal e Dinamarca. Para já, garantido é que o vencedor do Alemanha-Dinamarca será apurado para os “quartos” (para a Alemanha basta empatar). Só que Portugal até poderá ganhar à Holanda e, mesmo assim, ser eliminado, isto caso a Dinamarca derrote a Alemanha na última jornada e ganhe vantagem na diferença de golos, uma vez que já perde no confronto direto com Portugal. E a própria Alemanha poderá ser eliminada, caso perca com a Dinamarca e Portugal derrote a Holanda – tendo em conta, naturalmente, a diferença de golos.
Os holandeses esperam que a Dinamarca perca com a Alemanha e que consigam derrotar Portugal. Com três equipas em igualdade pontual, seria aplicado o critérios de golos marcados entre essas equipas, e não em todo o grupo. Cumprir-se-á, por isso, a tradição de Portugal terminar a fase de grupos agarrado à calculadora, apesar de Coentrão ter simplificado a fórmula ao dizer que Portugal só precisa de ganhar. O que poderá mesmo não bastar.
No duelo entre Holanda e Alemanha, a figura foi Mario Gómez, que “bisou” e igualou o russo Dzagoev no topo dos goleadores do Euro 2012, com três remates certeiros. Os germânicos já venciam por 2-0 ao intervalo e a Holanda não conseguiu mais do que reduzir a diferença no marcador, com um golaço de van Persie, a 20 minutos do final. A Alemanha ficou a dever a si própria uma vantagem mais dilatada.
Critérios de desempate:
1 – Passa a equipa com maior número de pontos conquistados nos jogos entre as equipas empatadas.
2 – Maior diferença de golos nos jogos entre as duas equipas, e não em todo o torneio.
3 – Maior número de golos apontados nos jogos entre as equipas, e não em todo o torneio.
4 – Aqui sim, a maior diferença de golos em todos os jogos do grupo.
5 – Maior número de golos apontados em todos os jogos do grupo.
6 – Melhor posição no ranking da UEFA.
7 – Fair-Play na competição (passa a equipa com menor número de cartões).
8 – Sorteio.
FONTE: Diário de Noticias