Segunda-feira, Março 4, 2024
14.2 C
Lisboa
More

    EUA saúdam decisão da França de suspender entrega de navio de guerra à Rússia

    O primeiro navio de guerra Mistral é visto em Saint-Nazaire, França, em 5 de março de 2014 (Foto de FRANK PERRY/AFP/Arquivos)
    O primeiro navio de guerra Mistral é visto em Saint-Nazaire, França, em 5 de março de 2014 (Foto de FRANK PERRY/AFP/Arquivos)

    Os Estados Unidos comemoraram nesta quarta-feira a decisão da França de suspender a entrega de um navio de guerra Mistral para a Rússia, por pelo menos um mês, no âmbito da actual crise na Ucrânia.

    “Nós achamos que se trata de uma sábia decisão”, afirmou a porta-voz do Departamento de Estado americano, Jen Psaki, depois que a França anunciou nesta quarta-feira que agora não estão reunidas as condições para a entrega do navio, prevista para Outubro.

    A decisão do governo francês foi anunciada na véspera da cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), em Gales, que deve analisar a crise deflagrada com as incursões russas na Ucrânia.

    A França resistiu às pressões dos Estados Unidos para suspender um acordo de US$ 1,6 bilhão, assinado em 2011, para a venda de dois navios de guerra à Rússia.

    A entrega de uma primeira embarcação estava programada para Outubro ou Novembro, e a segunda, para 2015.

    Em uma nota, o gabinete do presidente francês, François Hollande, declarou que, apesar das perspectivas de um cessar-fogo na Ucrânia, “as condições para que a França entregue o primeiro navio de guerra não estão reunidas no dia de hoje”.

    A França “entendeu as pressões da comunidade internacional” em plena crise na Ucrânia e decidiu suspender “até Novembro” a entrega desse primeiro porta-helicópteros, disse uma fonte diplomática francesa consultada pela AFP. (afp.com)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TAAG promove Angola e destinos africanos na bolsa do turismo de Lisboa

    A TAAG-Linhas Aéreas de Angola participou de 28 de Fevereiro a três de corrente mês, na 4ª edição da...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema