Terça-feira, Março 5, 2024
10.7 C
Lisboa
More

    EUA garantem revisão da postura dos serviços de inteligência

    Josh Earnest  (businessweek.com)
    Josh Earnest (businessweek.com)

    Obama diz compreender as razões do adiamento da visita de Dilma Rousseff aos EUA e garante uma “ampla revisão” da postura dos serviços de inteligência.

    A Casa Branca lamentou hoje o adiamento da visita oficial da presidente do Brasil, Dilma Rousseff aos EUA, agendada para dia 23 de outubro.

    “O Presidente norte-americano compreende e lamenta as preocupações que as alegadas atividades dos serviços de inteligência norte-americanos geraram no Brasil e compromete-se ainda a trabalhar em conjunto com a presidente Dilma Rousseff e o seu governo em vias diplomáticas para resolver este foco de tensão na relação bilateral”, declarou o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest.

    Segundo o responsável, os EUA vão levar a cabo uma ampla revisão da atitude dos serviços secretos, com vista a evitar fricções diplomáticas desta natureza.

    “Como presidente já disse, foi ordenada uma ampla revisão da postura dos serviços de inteligência norte-americanos, mas o processo levará alguns meses para ser concluído”, afirmou.

    Josh Earnest referiu tambémque o presidente norte-americano concordou com o cancelamento  da viagem de Dilma Rousseff a Washington, uma vez que a visita não poderia ficar ensombrada por “um único assunto bilateral [a espionagem]”. Obama aguarda, assim, por uma data futura para a visita para debater “outros importantes assuntos: como mecanismos de cooperação, assuntos políticos, económicos, energia, e defesa.”

    O porta-voz da Casa Branca sublinhou ainda que os EUA e o Brasil desfrutam de “uma parceria estratégica” na partilha de valores democráticos e no desejo das economias avançarem com base no crescimento e emprego.

    “O convite do Presidente Obama à Presidente Dilma para a sua primeira visita de Estado no seu segundo mandato é o reflexo da importância que ele dá a essa crescente parceria global e aos laços estreitos entre os povos norte-americano e brasileiro”, rematou. (expresso.sapo.pt)

    Por LILIANA COELHO

     

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Emirados Árabes Unidos convocarão uma reunião sobre financiamento climático em preparação para a COP29

    Os Emirados Árabes Unidos reunirão representantes dos países e líderes de instituições financeiras globais numa reunião especial em junho,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema