Sábado, Maio 25, 2024
13.6 C
Lisboa
More

    EUA continuarão coordenação com Guaidó na Venezuela, diz Casa Branca

    Os Estados Unidos ainda reconhecem a Assembleia Nacional da Venezuela eleita em 2015 e manterão a coordenação com seu ex-líder Juan Guaidó “e outros indivíduos com ideias semelhantes”, disse a Casa Branca nesta quarta-feira.

    O reconhecimento de Guaidó por Washington como presidente interino legítimo da Venezuela foi questionado no final do mês passado, quando a oposição do país, a Assembleia Nacional, retirou-lhe o título e dissolveu seu governo.

    Em uma coletiva de imprensa, o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby, disse que os Estados Unidos ainda reconhecem a Assembleia eleita em 2015 como a “última instituição democrática remanescente” da Venezuela.

    Questionado se Washington ainda reconhece Guaidó como presidente interino, Kirby disse que não queria “entrar em hipóteses” e prometeu que os Estados Unidos iriam “coordenar com ele e outros membros com ideias semelhantes” da legislatura da oposição.

    O governo do ex-presidente norte-americano Donald Trump reconheceu Guaidó como o presidente legítimo da Venezuela depois que o presidente Nicolás Maduro foi reeleito em uma votação de 2018 que Washington e outros governos ocidentais chamaram de farsa.

    Maduro manteve seu poder apoiado pelos militares venezuelanos, bem como por Rússia, China, Cuba e Irã.

    A dissolução do governo interino levantou questões sobre o futuro dos ativos sob seu controle. Os parlamentares da oposição votaram na semana passada para nomear uma comissão para governar os ativos.

    Por Trevor Hunnicutt

    Publicidade

    spot_img
    FonteREUTERS

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Como é que Itália vê a abertura de Ursula von der Leyen para cooperar com Meloni?

    Meios de comunicação social italianos descrevem a declaração da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, como ousada,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema