Domingo, Junho 16, 2024
16.1 C
Lisboa
More

    EUA, China e Índia vão ser os mais ricos do Mundo daqui a 15 anos

    (D.R.)
    (D.R.)

    A Ordem Económica Mundial está em mutação acelerada. No Mundo de daqui 15 anos, os Estados Unidos da América serão muito menos dominantes, muitos mercados emergentes serão catapultados para a ribalta planetária e algumas das maiores economias europeias ficarão para trás. Esse é o panorama global proporcionado pelas últimas projecções do Departamento Norte-­Americano e Agricultura (USDA), que alinha a potência económica das nações pelo PIB conforme o gráfico acima.

    Os Estados Unidos da América quase que perdem a primazia global, com a produção anual de 24,8 triliões de dólares, quando as estimativas para este ano indicam um PIB de 16,8 triliões de dólares. Embora o PIB norte-americano cresça, o país, que equivale actualmente a cerca de 23% da economia mundial, verá essa fatia cair para 20% no ano 2030.

    Um dos maiores receios norte-americanos, o grande dragão asiático, aliás, deverá ficar muito pouco aquém da concretização, com o PIB da China a mais do que duplicar em 15 anos, o que levará aquela potência asiática a praticamente acabar com a sua distância em relação aos EUA.

    A grande escalada deverá observar-se, porém, no desempenho económico do outro gigante asiático – e que deverá converter-se no país mais populoso do Mundo já em 2022, segundo projecções demográficas da ONU: a Índia. (opais.mz)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Países se reúnem na Suíça para debater paz na Ucrânia

    Nações se encontram no Lago Lucerna para discutir como ajudar Kiev. Resultado, porém, não deve incluir um cessar-fogo. Rússia...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema