Sábado, Maio 25, 2024
13.6 C
Lisboa
More

    EUA ainda procuram julgar Indjai

    (jornalnoticias.co.mz)
    (jornalnoticias.co.mz)

    A JUSTIÇA dos Estados Unidos da América ainda procura julgar por tráfico de droga e armas o general António Indjai, exonerado semana passada do cargo de chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA) da Guiné-Bissau, segundo fonte judicial.

    “O caso de António Indjai ainda está pendente no nosso tribunal”, disse, no final da semana, à agência Lusa uma assessora de imprensa da Procuradoria do Distrito Sul de Nova Iorque, confirmando que o mandado de captura norte-americano se mantém.

    A mesma representante disse que “o tribunal não comenta qualquer outro aspecto do caso”, inclusive a hipótese de extradição, agora que o general não ocupa um cargo oficial.

    António Indjai foi acusado, pela justiça dos EUA a 18 de Abril de 2013, de participação numa operação internacional de tráfico de drogas e armas.

    A acusação surgiu depois de um antigo líder da Marinha guineense, Bubo Na Tchuto, ter sido detido dias antes, a 4 de Abril, em águas internacionais, perto de Cabo Verde, por uma equipa da agência de combate ao tráfico de droga norte-americana, juntamente com outros quatro guineenses.

    Na Tchuto e dois dos seus ajudantes já confessaram os seus crimes. Um dos ajudantes, Papis Djeme, foi condenado este mês a seis anos e meio de prisão.

    Quanto ao segundo adjunto, Tchamy Yala, a sentença será lida a 17 de Novembro próximo.

    Depois da confissão de Na Tchuto, acontecem agora as negociações entre a acusação e defesa. O guineense arriscava uma pena de prisão perpétua.

    “Desde o início que este caso tem mostrado que as forças da lei dos EUA vão fazer justiça com todos os traficantes que tragam drogas ilegais para o país, mesmo quando os seus actos criminosos acontecem noutros continentes”, disse o procurador do Estado de Nova Iorque, Preet Bharara, no início do mês, quando leu a sentença de Papis Djeme. (jornalnoticias.co.mz)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Como é que Itália vê a abertura de Ursula von der Leyen para cooperar com Meloni?

    Meios de comunicação social italianos descrevem a declaração da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, como ousada,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema