Terça-feira, Março 5, 2024
11.3 C
Lisboa
More

    EUA aceitam presidente interino da Guiné-Bissau

    Os Estados Unidos aceitaram o novo presidente interino Serifo Nhamadja, nomeado em consequência do golpe de estado na Guiné-Bissau.

    Uma porta-voz do Departamento de Estado americano elogiou as negociações conduzidas pela CEDEAO e saúda “a nomeação negociada pela CEDEAO de Serifo Nhamadjo como líder de um governo de transição”.

    “Exortamos todas a partes a aceitarem-no e a cooperarem para que haja estabilidade, primado da lei, democracia, prosperidade e respeito pelos direiros humanos na Guiné-Bissau”, disse a porta-voz.

    Os Estados Unidos dizem, ainda, que um plano de acção para este período transitório na Guiné-Buissau deve “respeitar o direito constitucional e incluir todas as partes nacionais”.

    “Antes de se considerarem outras opções devem ser esgotados todos os esforços para ser alcançada uma solução negociada”, defende a porta-voz.

    A posição americana aumenta o isolamento do PAIGC, que não reconhece Nhamadjo, posição também assumida pela CPLP e pela ONU.

    As reacções iniciais ao golpe do mês passado, incluiam a exigência unânime (da CEDEAO, União Africana, ONU e CPLP) de regresso à normalidade constitucional. Isso comportava o regresso de Raimundo Pereira à presidência interina, a retomada de funções da Assembleia Nacional onde o PAIGC tinha maioria, e a conclusão do processo eleitoral com o ex-primeiro-ministro Carlos Gomes Júnior a liderar no fim da primeira volta.

    Os militares apresentaram o seu próprio plano de regresso a um governo civil, que incialmante foi rejeitado. O plano incluia a formação de um conselho de transição que nomearia um executivo com a missão de preparar eleições dentro de um ou dois anos.

    Mas num volte face, a CEDEAO aceitou quase na íntegra o plano dos golpistas – as funções do conselho de transição ficaram a cargo do que resta da Assembleia Nacional e o periodo de transição foi encurtado para um ano.

    Fonte: VOA

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Emirados Árabes Unidos convocarão uma reunião sobre financiamento climático em preparação para a COP29

    Os Emirados Árabes Unidos reunirão representantes dos países e líderes de instituições financeiras globais numa reunião especial em junho,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema