Um estudo sobre as cinco maiores empresas públicas angolanas, entre 15 observadas, é hoje apresentado em Luanda, pelo Centro de Pesquisa em Políticas Públicas e Governação Local da Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto (UAN).
Ontem, era ainda desconhecido o nome das cinco empresas alvo daquele que é o primeiro trabalho elaborado por aquele centro, mas tudo indica tratar-se do concessionário nacional de hidrocarbonetos, Sonangol, a diamantífera Endiama, a seguradora Ensa, a transportadora aérea TAAG, a companhia de telecomunicações Angola Telecom e a Empresa Nacional de Navegação Aérea, Enana.
Segundo um comunicado do Centro de Pesquisa em Políticas Públicas e Governação Local, o objectivo do estudo é o de analisar os factores de sucesso e de insucesso da actividade empresarial do Estado, com vista ao aperfeiçoamento dos instrumentos de política para uma gestão pública de serviços do Estado eficientes e capazes.
Com este estudo, o centro pretende identificar as melhores práticas que conduzem ao desempenho crescente, através de uma constante actualização e reorientação das opções estratégicas das empresas, de forma a que atinjam maiores e melhores níveis de desempenho e fomentem o sentido de competitividade e liderança no mercado.
O estudo enquadra-se na visão do centro de colocar a ciência ao serviço do desenvolvimento do país, com base na ideia que “não existe um modelo único para uma gestão eficiente, mas todos podemos contribuir para uma eficiência na gestão”.
Nesse sentido, o estudo pretende analisar os níveis e mecanismos de controlo da gestão, principalmente dos Conselhos Fiscais, na sua missão de assegurar a qualidade e avaliar os indicadores, metas e critérios de desempenho, em busca da maximização dos resultados, dentro dos indicadores financeiros, de gestão de processos internos, de crescimento organizacional e de desempenho corporativo.
Sendo a actividade empresarial do Estado uma preocupação académica, o Centro de Pesquisa em Políticas Públicas e Governação Local anunciou já, para o próximo mês de Agosto, o início de um curso de pós-graduação em Gestão Pública e Empresarial do Estado, dirigido a administradores e gestores, técnicos e quadros das empresas públicas e institutos públicos.
Fonte: Jornal de Angola