Segunda-feira, Julho 15, 2024
23.1 C
Lisboa
More

    Estrangeiros sofrem violações dos direitos humanos na Líbia

    Estrangeiros ameaçados de morte na Líbia

    Centenas de estrangeiros estão a ser vítimas de violações dos direitos humanos na Líbia, denunciou na quarta-feira a associação Defesa-Estrangeiros na Líbia, segundo a qual “cerca de 300” pessoas, sobretudo tuaregues malianos e nigerinos, são detidos e “torturados” pelas novas autoridades.
    “O que está a acontecer na Líbia é muito grave. Os estrangeiros, principalmente os tuaregues do Mali e do Níger, são actualmente presos e torturados”, declarou à AFP Usman Ag Ahmed, secretário-geral de Defesa-Estrangeiros na Líbia, criada por malianos e nigerinos no início da revolta líbia, em Fevereiro.
    O “único crime” desses estrangeiros “é serem considerados partidários de Muamar Kadhafi”, líder líbio cujo regime foi derrubado em Agosto pelas forças da OTAN, informou Ag Ahmed, um maliano cuja associação tem sede em Kidal (norte do Mali) e em Agadez (norte do Níger).
    “Segundo informações fidedignas, cerca de 300 estrangeiros, especialmente tuaregues do Mali e do Níger, estão detidos nas prisões líbias. São perseguidos pelas forças de segurança do novo regime” do Conselho Nacional de Transição (CNT), afirma um comunicado da associação.
    “Há tuaregues torturados, perseguidos nas ruas. Temos seis casos” de violência contra eles, afirmou a Defesa-Estrangeiros, que disse “não ter notícias” dessas pessoas.
    “Alguns dizem que os mataram e os enterraram numa fossa comum.
    Os seus países de origem têm de reagir e o CNT deve dar a sua versão dos factos”, considera a associação, cujos dirigentes esclarecem que os testemunhos foram obtidos através de contactos no local onde se escondem e temem pelas suas vidas, ou por detidos que subornam os guardas para poder comunicar com o exterior. A ONG afirma ter recorrido às autoridades malianas e nigerinas e solicitado uma reunião para “explicar” a situação e exigir as medidas necessárias para pedir a libertação dos estrangeiros presos na Líbia.

     

    Fonte: Jornal de angola

    Fotografia: AFP

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Trump é retirado de comício na Pensilvânia após disparos

    O ex-presidente americano Donald Trump, candidato à reeleição, foi retirado do palco neste sábado durante um comício na Pensilvânia,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema