Sábado, Março 2, 2024
13.7 C
Lisboa
More

    Estiagem afecta a produção e provoca perda de colheitas

    Camponeses do Kwanza-Sul estão preocupados com a estiagem na região, que está a afectar a produção agro-pecuária.
    A situação é mais grave no litoral e na zona intermédia, mas no interior, embora tenha chovido nos últimos dias, não é o suficiente para que se atinjam os resultados previstos para a campanha agrícola de 2012.
    Nesta situação estão os agricultores de 194 cooperativas agro-pecuárias e 419 grupos solidários, enquadrados na UNACA- Federação das Associações de Camponeses e Cooperativas Agropecuárias, que na presente época agrícola receberam imputs agrícolas avaliados em mais de 1,46 mil milhões de kwanzas.
    O presidente executivo da UNACA no Kwanza-Sul, David Nunes, disse que o crédito agrícola de campanha foi cedido pelo Banco de Poupança e Crédito, Sol, BCI e o BAI-Micro-finanças.
    O responsável da UNACA disse que, com estiagem que se verificou na primeira e segunda épocas agrícolas, perdeu-se a possibilidade de se alcançar as colheitas anteriormente planificadas.
    A estiagem afectou todos os produtos, frisou o responsável, acrescentando que, apesar da chuva que se faz sentir em determinados municípios, é difícil recuperar as sementeiras já realizadas, porque o sistema de cultivo que se pratica nesta região tem épocas específicas, mesmo com recurso ao sistema de regadio.
    “Na região, há culturas que se fazem uma vez por ano e ainda que a chuva caia com grande intensidade durante este período não será útil para a produção de um produto de sequeiro como o milho. Estas chuvas não vão completar o ciclo vegetativo de que a planta carece”, disse.

    FONTE: Jornal de Angola

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    PGR realça empenho no combate à criminalidade económico-financeira

    O Procurador-Geral da República (PGR), Hélder Pitta Groz, sublinhou esta sexta-feira, em Luanda, que o esforço e empenho da...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema