O chefe tradicional do Ndongo, Ngola Buba Dalamama, apontou ontem a necessidade de recuperação das vias de acesso do município de Caombo, província de Malange. Em entrevista à Angop, adiantou que a recuperação das vias de acesso à localidade vai permitir um maior desenvolvimento da região, que enfrenta alguns problemas em função do mau estado das estradas.
“A localidade enfrenta muitos problemas, alguns dos quais devido ao mau estado das estradas que dificultam o acesso à área. Para além disto há ainda problemas ligados ao número reduzido de escolas e centros de saúde. Pedimos muito encarecidamente ao Governo no sentido de resolver estas necessidades básicas o mais rápido possível”, reforçou.
De acordo com Ngola Buba Dalamama, a grande preocupação das autoridades locais prende-se com a reabilitação das vias de acesso, a fim de permitir uma circulação mais fluida de pessoas e mercadorias.
O sobado do Ndongo foi fundado por Ngola Nzinga, que liderou a migração do povo Bantu (Ambundu). Os registos mais antigos datam do século XVI.
FONTE: JA