Terça-feira, Março 5, 2024
12.4 C
Lisboa
More

    Espanha: Um “erro” levou o governo espanhol a elevar a dívida em 10 mil milhões

    Governo espanhol admitiu “erro” na previsão da dívida pública para 2014. Ainda assim, deverá superar um bilião de euros e representar quase 100% do PIB.
    (jornaldenegocios.pt)
    (jornaldenegocios.pt)

    A secretária de Estado do Orçamento espanhola, Marta Fernández Currás, anunciou esta quinta-feira que houve um erro na previsão de dívida pública para o próximo ano na proposta de Orçamento do Estado para 2014, avança o jornal espanhol “El País”. Afinal, a dívida deverá fixar-se em 98,9% do PIB, nove décimas abaixo do inicialmente previsto.

    “Não é muito, mas afasta-nos um pouco mais dos 100% do PIB”, explicou Fernández Currás, na Comissão de Orçamento do Congresso dos Deputados, citada pelo “El País”. Ainda que a diferença seja inferior a 1%, representa cerca de 10 mil milhões de euros.

    Apesar da redução agora detectada, a dívida pública do país vizinho vai ultrapassar a barreira do bilião de euros no final do próximo ano, o que representa um máximo histórico para o Estado espanhol. Em termos percentuais, contudo, Espanha atingiu um pico superior a 100% no início do século passado, de acordo com uma evolução histórica actualizada pelo FMI.

    Fora o erro detectado na contabilização da dívida, a secretária de Estado do Orçamento sublinhou que “já se podem ver os primeiros resultados” da política económica do governo, que permitiram aliviar o esforço necessário em 2014. De acordo com Fernández Currás, o ajustamento exigido nos últimos anos foi “muito duro” e “exigente”, mas o governo repartiu os esforços de forma “equitativa”, o que permitiu melhorar a situação económica do país. (jornaldenegocios.pt)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Emirados Árabes Unidos convocarão uma reunião sobre financiamento climático em preparação para a COP29

    Os Emirados Árabes Unidos reunirão representantes dos países e líderes de instituições financeiras globais numa reunião especial em junho,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema