Terça-feira, Maio 21, 2024
19.5 C
Lisboa
More

    Espanha: Rajoy multiplica contactos para evitar resgate integral

    Evitar a todo o custo o resgate total parece cada vez mais dífícil em Espanha, apesar dos esforços e múltiplos contactos que tem feito o primeiro-ministro do país, Mariano Rajoy, com o ministro das Finanças, Luis de Guindos, em périplo pela Europa. Na terça-feira esteve com o seu homologo alemão, Wolfgang Schäuble, ontem esteve com detentor da pasta francesa, Serge Moscovici.

    Segundo o diário “El Pais”, o ministério das Finanças de Espanha negou que a viagem a Berlim tenha servido para preparar o plano de ajuda externa, no entanto, sublinha a publicação o mesmo secretismo envolveu a viagem realizada por Luís de Guindos à Alemanha nas vésperas do pedido de ajuda para a banca, em junho.
    O mesmo jornal afiança que o próprio Executivo está partido quanto aos vários cenários possíveis (e que incluem a saída do euro, por exemplo). Há quem veja o resgaste como inevitável, sobretudo depois da Catalunha ter avançado ontem com o pedido formal de ajuda.
    Politicamente, não é de esperar a queda de Mariano Rajoy mas os analistas admitem que a situação possa levar à demissão da equipa das Finanças. Economicamente, tudo aponta para mais cortes.
    Hoje, a taxa de juro da dívida soberana espanhola a 10 anos bateu hoje novo recorde desde a criação da Zona Euro e atingiu os 7,6 por cento, refletindo a crescente desconfiança dos investidores no país.
    O aumento das taxas de juro mostra que os mercados estão cada vez mais preocupados com as dificuldades financeiras em Espanha e com a probabilidade de o país ter de pedir um resgate integral.

    FONTE: DN

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Presidente da República recebe PCA da TotalEnergies, enquanto produção de petróleo em Angola cai para 1,083 milhões bd

    O Presidente da República, João Lourenço, recebeu, esta segunda-feira, em Luanda, o Presidente do Conselho de Administração (PCA) da...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema