A Espanha tem disponíveis 500 milhões de euros para empresários interessados em investir em Angola, anunciou o conselheiro económico e comercial da Embaixada espanhola em Luanda, Manuel Sánchez Melero.
Manuel Sánchez Melero, que falou à margem de um encontro entre empresários angolanos e espanhóis que decorre na capital angolana, disse que os valores foram disponibilizados por instituições públicas e privadas ligadas ao sector financeiro.
A par da informação sobre os valores disponibilizados para investimento em Angola, o interlocutor referiu que as relações económicas entre Angola e Espanha “são boas, embora tenham registado um abrandamento por várias razões, uma das quais a crise económica e financeira mundial que influenciou as trocas comerciais no ano transacto”.
O conselheiro comentou ainda que, em 2011, o volume de negócios cifrou-se entre 800 milhões a mil milhões de euros, contra os 750 milhões atingidos em 2010. Em 2009, as trocas comerciais entre Angola e Espanha atingiram 936 milhões de euros, cerca de 1.211.720 milhões de dólares norte-americanos.
Em 2008, Angola alcançou o maior volume de exportações para a Espanha, cifradas em 1.221 milhões de euros, equivalentes a 1.818 milhões de dólares, convertendo-se no terceiro maior fornecedor africano a Sul do Sahara, depois da África do Sul e da Nigéria.
Angola importa da Espanha bens diversos, como produtos manufacturados, máquinas, ferramentas, bens agro-pecuários e industriais.
Actualmente, Angola figura como o segundo maior exportador africano de petróleo para o Reino de Espanha, depois da Nigéria.
Fonte: JA