Segunda-feira, Março 4, 2024
12.4 C
Lisboa
More

    Espanha almeja boa relação com a Argentina, mas defenderá Repsol

    Madrid – O Governo espanhol quer manter “as melhores relações” com a Argentina, disse nesta terça-feira o ministro da Indústria, José Manuel Soria, embora isso não vá impedir o país de defender os interesses da Repsol e da Espanha.

    “O objectivo foi, é e continuará a ser manter as melhores relações com todos os Governos, incluído o da Argentina”, o que não impede o Executivo de defender os interesses de empresas espanholas quando elas sofrerem hostilidades por parte das autoridades, assinalou Soria.

    O ministro discursou hoje perante a Comissão de Indústria do Congresso dos Deputados para explicar a posição do Executivo presidido por Mariano Rajoy sobre a desapropriação das acções da Repsol na petrolífera YPF.

    “O Governo condena e rejeita categoricamente a nacionalização da YPF” porque isso foi feito violando a lei de privatização da petrolífera e os acordos de protecção recíproca de investimentos assinado entre Espanha e Argentina, assinalou.

    O ministro sustentou ainda que a medida anunciada pela presidente argentina, Cristina Kirchner, descumpre de forma “clara” os acordos existentes entre esse país e a União Europeia.

    Soria acusou as autoridades argentinas de terem produzido uma estratégia deliberada para propiciar a queda das acções da YPF, que perdeu 60% do seu valor, a fim de facilitar a sua desapropriação.

    Neste sentido, advertiu que o Executivo espanhol irá a todos os fóruns internacionais, económicos e políticos para conseguir uma justa compensação pelo dano causado à Repsol, uma empresa estratégica para a Espanha.

    Fonte: Angop

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TAAG promove Angola e destinos africanos na bolsa do turismo de Lisboa

    A TAAG-Linhas Aéreas de Angola participou de 28 de Fevereiro a três de corrente mês, na 4ª edição da...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema