Domingo, Junho 16, 2024
16.1 C
Lisboa
More

    Erdogan diz que Turquia avança rapidamente para eleições antecipadas

    (euronews.com)
    (euronews.com)

    O presidente da Turquia diz que o país está a um passo de legislativas antecipadas. O prazo estipulado pela Constituição para a formação de um executivo na sequência das eleições de junho vence no próximo domingo.

    O primeiro-ministro turco e líder do partido AKP reconheceu a incapacidade para formar uma coligação. O chefe de Estado deveria encarregar o segundo partido mais votado, o CHP, de formar governo, mas Recep Tayyip Erdogan já disse que não pretende fazê-lo.

    Erdogan afirmou que “infelizmente, a Turquia ainda não foi capaz de formar governo. Será preciso questionar novamente a vontade do povo, para encontrar uma solução”. O chefe de Estado garantiu estar a “conduzir o processo no quadro da Constituição”.

    Fontes próximas da presidência indicaram que Erdogan pretende avançar imediatamente com a formação de uma coligação interina, constituída pelos quatro partidos representados no Parlamento, para dirigir o país até às legislativas antecipadas, que teriam lugar entre o meio de outubro e novembro. Mas o CHP já disse que não participará num governo partilhado a curto termo. (euronews.com)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Países se reúnem na Suíça para debater paz na Ucrânia

    Nações se encontram no Lago Lucerna para discutir como ajudar Kiev. Resultado, porém, não deve incluir um cessar-fogo. Rússia...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema