Segunda-feira, Maio 6, 2024
19.2 C
Lisboa
More

    Entrevista de João Lourenço provoca irritação entre jornalistas angolanos

    Jornalistas angolanos estão descontentes com o que consideram de “menosprezo” de dirigentes políticos angolanos para com os jornalistas nacionais.

    Este sentimento veio de novo ao de cima após a longa entrevista que o Presidente João Lourenço concedeu ao diário britânico Financial Times e que provocou declarações de protesto de jornalistas angolanos que afirmam que isso nunca é concedido aos orgãos de informação do país.

    O secretário-geral do Sindicato dos Jornalistas Angolanos, Teixeira Cândido, considera inaceitável a postura do Presidente angolano e demais entidades públicas em relegar para segundo plano os jornalistas nacionais.

    “Há aqui um complexo que resulta da nossa pequenez em primeiro lugar e da nossa história, pelo facto de termos sido colonizados por Portugal”, disse o dirigente sindical para quem por causa desse complexo “pensam que falar para jornalistas estrangeiros é um prestígio e privilégio enquanto falar para os nacionais é um favor que fazem”.

    O jornalista e director do Folha 8, William Tonet, entende que essa atitude “cria um certo desconforto a um órgão nacional que solicita entrevista e lhe é negado e vê no dia seguinte a mesma entidade a prestar entrevista a outro órgão estrangeiro.”

    Felix Miranda, jornalista e membro da Empresa de Regulação da Comunicação, considera esta atitude é um grande problema, que já vem de longa data.

    Para Miranda trata-se de “um problema de complexo das entidades que negam ser abordados por jornalistas que eles menosprezam mas quando são solicitados por jornalistas estrangeiros sentem-se mais prestigiados”.

    Simão Hossi, por seu lado, entende que este problema abrange também o sector da oposição.

    “O engenheiro Adalberto Costa Júnior, por exemplo, depois do acórdão foi falar para STV de Moçambique, foi para o jornal o Público de Portugal enquanto órgãos como a Rádio Despertar ligada a eles e a RNA por exemplo podiam ser primeiros e só depois falar para os outros”, argumentou.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Presidente francês apela ao restabelecimento dos laços económicos com a China

    O Presidente francês, Emmanuel Macron, apela a uma atualização dos laços económicos do país com a China, no momento...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema