Sexta-feira, Setembro 13, 2024
19.1 C
Lisboa
More

    Entrega de pastas dos municípios de Icolo e Bengo e Kissama a Luanda constitui destaque

    Caxito – A integração dos municípios de Icolo e Bengo e Kissama na província de Luanda, em acto formal realizado segunda-feira, na vila de Catete, que propiciará, ao governo provincial do Bengo, a adopção de novas estratégias para o amplo desenvolvimento das restantes municipalidades, constitui a manchete do noticiário da semana que hoje finda.

    Segundo a vice-governadora para esfera social, Elvira Van-Dúnem, a assinatura dos autos inclui a transferências dos bens móveis e imóveis e dos recursos humanos das referidas localidades, da província do Bengo para a capital do país (Luanda).

    O governo do Bengo vai imprimir nova dinâmica para atrair investimentos, e proporcionar rápido aumento de infra-estruturas socioeconómica, que garantam o fomento de postos de trabalho e se atinja célere progresso das populações.

    A pretensão do governo do Bengo transformar o município dos Dembos no segundo maior centro da província em termos educacionais e de desenvolvimento agrícola depois do Dande que alberga a sede provincial (Caxito), foi outro facto notório da semana.

    A intenção foi anunciada em Caxito pelo governador da província do Bengo, João Bernardo de Miranda num jantar conferência oferecido pelo governante aos jovens da província do Bengo, no âmbito das comemorações do Dia da Paz (4 de Abril).

    João Bernardo de Miranda justifica a intenção do executivo local com o facto de no contexto geográfico da província do Bengo, o município dos Dembos estar melhor colocado para servir de charneira para o desenvolvimento regional.

    Segundo o governante, o município dos Dembos está localizado a cerca de 45 quilómetros de Bula Atumba, de Pango Aluquém e Muxaluando (Nambuangongo) daí a sua escolha.

    Outro motivo de realce da semana foi a assinatura de um acordo para a construção do Pavilhão Multiusos nas Mabubas, município do Dande, terça-feira, pelo governo da província do Bengo e a empresa de construção civil Edifer.

    No auto de consignação testemunhado pelo vice-governador do Bengo para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas, Jorge Bessa, assinaram pelo governo do Bengo, o director provincial do planeamento, Luís Garcia Paulo, enquanto o director da empresa Micael Marques Lourenço Araújo fê-lo pela empresa EDIFER.

    O pavilhão, com capacidade para quatro mil 300 espectadores, dos quais três assentados, deverá ser entregue em Dezembro deste ano (2012).

    A infra-estrutura está a ser erguida numa área de seis mil e 180 metros quadrados na área de Mabubas, a 10 quilómetros da cidade de Caxito.

    O reconhecimento do empenho do governo do Bengo, na construção de infra-estruturas, que melhorou consideravelmente a qualidade de vida das populações da província, nos dez anos de Paz, feito pela vice-governadora do Bengo para os Assuntos Políticos e Sociais, Elvira Van-Dúnem, foi outra positiva da semana.

    Ao falar à imprensa, a propósito do 4 de Abril, Dia da Paz, Elvira Van-Dúnem considerou que estes dez anos foram de sacrifício e também de muitas conquistas, sublinhando que basta verificar a possibilidade que os cidadãos nacionais têm agora de percorrer o país.

    Frisou que os benefícios da Paz que as populações desfrutam são resultados de um esforço do Executivo, liderado pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, que tem sabido conduzir, com clarividência, o destino dos angolanos.

    Outro facto relevante da semana foi o empossamento dos presidentes das comissões municipais eleitorais da província do Bengo, quinta-feira, em cerimónia realizada, na cidade de Caxito, no âmbito da preparação das eleições gerais previstas para este ano de 2012.

     

    A cerimónia, presidida pelo presidente da Comissão Provincial Eleitoral, José Pedro Jamba, foi assistida pelos membros do governo do Bengo, comissários e convidados.

    Os empossados juraram honra e fidelidade à pátria, cooperar na realização dos fins superiores do Estado, defender os princípios fundamentais da ordem estabelecida na Constituição, bem como respeitar as leis, realizar, com zelo e dedicação, as funções para que foram indigitados.
    Fonte: Angop

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mercados emergentes, globalização e o paradoxo de Lucas

    Os mercados emergentes detêm as rédeas do crescimento sustentável futuro e as chaves para o futuro do multilateralismo À medida...

    Artigos Relacionados

    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema