Segunda-feira, Julho 15, 2024
23.1 C
Lisboa
More

    Encontros empresariais da CPLP realizados em Portugal e no Brasil

    Angola está presente numa reunião de peritos para a cooperação económica e empresarial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), desde quinta-feira, em Lisboa.
    No âmbito da comunidade, os especialistas, entre os quais o angolano Francisco Paulo, debatem a aliança estratégica para a promoção do comércio e crescimento, o posicionamento dos Estados-membros nos diferentes blocos de integração regional em que se inserem e na Organização Mundial do Comércio (OMC), e o posicionamento estratégico na estrutura da economia internacional.
    As relações financeiras na CPLP e o desenvolvimento do capital humano, língua e cultura como bases para a cooperação económica e a afirmação da CPLP, são outros temas em discussão.
    No final da reunião, previsto para hoje, vai ser adoptado um relatório “contendo recomendações e propostas de mecanismos a criar e a integrar num quadro articulado de acções a promover pelas entidades públicas da CPLP, com vista à ampliação do comércio, incremento do investimento e fomento de parcerias, assegurando maior integração das economias dos Estados membros”, tal como disse à Angop uma fonte da instituição. O relatório, adiantou, será distribuído às entidades nacionais responsáveis pelo comércio e pelo investimento que, no âmbito de uma reunião técnica, deverão enquadrar as propostas de peritos num documento a submeter ao Conselho de Ministros da CPLP para apreciação e adopção de medidas para o reforço da cooperação económica e empresarial no quadro de um acordo multilateral que vincule os membros.
    Num outro desenvolvimento, o Conselho Directivo da Confederação Empresarial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa está desde ontem reunido na cidade de Brasília, sob orientação da angolana Albina Assis.  A sessão de abertura do encontro decorreu na sede da Confederação Nacional da Indústria e contou com a presença de embaixadores de países da CPLP e representantes da diplomacia brasileira.
    O embaixador de Angola no Brasil, Nelson Cosme, em nome da presidência angolana da CPLP, exortou os participantes a encontrarem caminhos para a organização administrativa e estatutária da confederação, em simultâneo com a procura de melhor relacionamento entre os empresários e os governantes dos Estados-membros.
    Nelson Cosme recordou, por outro lado, que o Conselho de Ministros da CPLP recomendou em Julho de 2011, em Luanda, a realização de um grande encontro de empresários, durante a presidência angolana, com a presença de governantes e gestores da comunidade.

    Fonte: Jornal de Angola

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Trump é retirado de comício na Pensilvânia após disparos

    O ex-presidente americano Donald Trump, candidato à reeleição, foi retirado do palco neste sábado durante um comício na Pensilvânia,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema