Responsáveis de empresas japonesas filiadas em Angola manifestaram esta quinta-feira em Tokyo o interesse em poder expandir os negócios e os investimentos no país.
O desejo foi manifestado ao ministro dos Transportes, Augusto da Silva Tomás, durante audiências que concedeu a vários responsáveis de empresas japonesas interessadas em reforçar os níveis de cooperação e alargar os investimentos em Angola.
Augusto da Silva Tomás, que se encontra desde terça-feira em Tokyo a participar no Seminário sobre Investimentos para o Desenvolvimento das Infra-Estruturas da SADC, conversou com Y. Kitaguchi, presidente da JASA Corporation, Yoshiharu Ohashi, da SGS, e com outros altos responsáveis da SOJITZ, da TOA e da Toyota, respectivamente, a quem deu a conhecer o programa de reabilitação e modernização das infra-estruturas de Transportes em Angola.
Durante a audiência concedida à empresa TOA, o ministro agradeceu o trabalho de modernização e ampliação feito na primeira fase do Porto do Namibe, tendo referido ser um projecto exemplar por reunir os requisitos essenciais para o bom funcionamento de um porto.
De acordo com o ministro, há muitos projectos em curso ou em fase de execução no sector de Transportes em Angola, que podem ser enquadrados na nova estratégia de parceira Japão/SADC, no sentido também de acelerar e facilitar a interligação com os países da região.
Ainda hoje, o ministro Augusto Tomás entrevistou-se com o vice-ministro da Economia, Comércio e Indústria e membro da Câmara dos Conselheiros
do governo japonês, Ocitsuyoshi Yanagisawa, com quem abordou a cooperação entre o Japão e a região da SADC, e Angola, em particular.
Foi referenciada a questão do acordo sobre a protecção recíproca dos investimentos como uma necessidade para o reforço e a dinamização do investimento japonês em Angola.
O ministro apresentou ainda a solidariedade do povo e do governo angolano pelos acontecimentos de Fukushima.
O ministro dos Transportes procedeu quarta-feira, em Tokyo, a abertura do Seminário sobre Investimentos para o Desenvolvimento das Infra-Estruturas da SADC, tendo considerado o desenvolvimento das infra-estruturas como a base para a dinamização do comércio e desenvolvimento económico.
Do programa de trabalho de Augusto Tomás em Tokyo, está aprazada para esta sexta-feira uma visita às instalações da empresa Toyota.
Nas audiências concedidas hoje pelo ministro estiveram presentes por Angola o embaixador no Japão, João Vahekene, a presidente do Instituto Nacional para o Investimento Privado (ANIP), Maria Luísa Abrantes e altos responsáveis dos ministérios dos Transportes, Telecomunicações e Tecnologias de Informação e da Energia e Águas.
Fonte: Angop