Quarta-feira, Setembro 27, 2023
27.9 C
Lisboa
More

    “Empreendedores vão contar com suporte de USD 150 milhões”, garante ministro da Economia

    O ministro da Economia, Abrahão Gourgel, informou hoje, em Luanda, que o Programa de Desenvolvimento das Micro, Pequenas e Médias Empresas reserva 150 milhões de dólares para suportar empreendedores das categorias micro, pequena e média.

    De acordo com o governante, para o programa foram disponibilizados 450 milhões de dólares, no total, para atender a um fundo de bonificação a uma linha de crédito no valor de 1.5 biliões de dólares e um fundo de garantia num valor de 200 milhões de dólares.

    Abrahão Gourgel garantiu que estão criadas as condições e identificados os recursos necessários para a implementação do programa.

    O ministro, que falava ao programa Espaço Público da Televisão Pública de Angola (TPA), explicou que para os empreendedores individuais os procedimentos e canais são os mesmos que os das empresas que dependem do auxílio directo do Inapem, dos bancos comerciais e do Inefop.

    Lembrou que entre os critérios para a diferenciação das empresas concorrem o número de trabalhadores e a facturação da empresa e que, no caso de uma discussão entre esses dois critérios, vence o segundo.

    “As micro-empresas têm até dez trabalhadores, as pequenas de dez a cem trabalhadores e as médias de cem a 200 trabalhadores. As pequenas e médias empresas recorrem aos bancos comerciais. As micro-empresas além de recorrerem aos bancos comerciais podem fazê-lo nos balcões únicos do empreendedor” – informou.

    O que nós vamos fazer, acrescentou o entrevistado, “é que as pequenas e médias empresas tenham os seus recursos nos bancos comerciais”. “As pequenas e médias empresas terão que creditar necessariamente com os bancos comerciais ou com o Fundo de Garantia Público, que será criado este ano” – adiantou.

    Segundo Abrahão Gourgel, isso vem demonstrar que o Executivo está preocupado com a menor capacidade, quer organizativa, quer de cultura empresarial, das micro-empresas, que possuem um fundo do Estado.

    Neste contexto, acrescentou que a linha de crédito que vai atender as pequenas e médias empresas são sobretudo linhas seguidas pela banca comercial na base de acordos com o Executivo. E essas linhas, especificou, são cedidas porque a banca comercial tem acesso à bonificação dos juros.

    O programa de Desenvolvimento das Micro, Pequenas e Médias Empresas é um suporte à Lei das MPME. Ela visa operacionalizar a lei, através do Inapem e do Instituto de Fomento Empresarial (IFE), com acções de formação, financiamentos e apoio institucional.

    Fonte: Angop

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Angola recupera 36 peças de arte em leilão realizado em Portugal

    As peças, que faziam parte da colecção privada de artes do português Elísio Romariz dos Santos Silva, foram leiloadas...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema