Terça-feira, Julho 23, 2024
29.9 C
Lisboa
More

    Emigrantes ilegais usam comuna de Tchamutete para se estabelecerem no país

    Emigrantes ilegais estão a usar o corredor fronteiriço terrestre no eixo rodoviário Ondjiva/Mupa/Cuvelai, província do Cunene, até Tchamutete, município da Jamba (Huíla) para se estabelecer no país, denunciaram as autoridades tradicionais locais.

    A informação foi prestada hoje à Angop, no Lubango, pelo chefe do gabinete de informação e análise do Serviço de Migração e Estrangeiro (SME) na Huíla, António Samuel Boka, que fez saber que os emigrantes têm usado aquele trajecto para escaparem da fiscalização no posto fronteiriço de Santa Clara, no Cunene.

    O interlocutor informou que estes estrangeiros aproveitam-se de algumas viaturas que circulam naquelas localidades para penetrarem na província da Huíla, furtando-se a apresentação de documentos que certificam a sua legalidade em território nacional.

    O responsável afirmou que o Serviço de Migração e Estrangeiros tomaram conhecimento desta situação através das autoridades tradicionais e da própria comunidade que informaram aos órgãos policiais em permanência nestas circunscrições.

    Para combater este fenómeno, António Boka adiantou que os SME vão redobrar a segurança na localidade com a colocação de postos fronteiriços móveis para auxiliar o já existente na localidade de Tchamutete.

    Entretanto, referiu que no ano transacto o SME deteve 37 estrangeiros na unidade de controlo móvel da comuna da Quihita (município da Chibia), há 75 quilómetros da cidade do Lubango, por infracção a lei migratória.

    Sublinhou que em 2011, o serviço de migração e estrangeiro efectuou, através das províncias de Luanda e do Cunene, o repatriamento de 43 cidadãos estrangeiros, que residiam ilegalmente no território huilano.

    Acrescentou igualmente que a instituição intimou 21 outros estrangeiros, de nacionalidades distintas, a abandonar o território da Huíla, por caducidade do visto de estadia.

    O SME na província da Huíla controla dois mil e 91 estrangeiros, dos quais 631 residentes e mil e 460 com estadia temporária.

    Fonte: Angop

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    EUA: Onde Kamala Harris se posiciona em relação às alterações climáticas e porque é que isto a torna vulnerável aos ataques de Trump

    A retirada de Joe Biden da corrida presidencial de 2024 — cedendo a semanas de pressão após um debate...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema