Quarta-feira, Setembro 27, 2023
27.9 C
Lisboa
More

    Embaixador Marcos Barrica abre actos consulares Itinerantes no Porto‏

    O embaixador de Angola em Portugal, José Marcos Barrica, fez a abertura dos actos consulares itenerantes no Porto, uma actividade que visa dotar angolanos sem recurso de documentação que ateste a sua cidadania.

    Numa cerimónia realizada este fim-de-semana, em Braga (norte de Portugal), e assistida por mais de três centenas de pessoas, particularmente membros da comunidade angolana, Marcos Barrica disse ser grande o alcance político e social destes actos, pois interessa ao Estado Angolano ter o registo dos seus cidadãos paradeiro dos seus cidadãos, sua ocupação e situação.

    Para o embaixador, esta informação serve para que as medidas políicas de intervenção ou de assistência social sejam estabelecidas com base no conhecimento estatístico, o mais exacto quanto possível, da população humana quer esteja no interior ou no exterior do país.

    “Assim, a implementação dos Actos Consulares Itinerantes gratuitos representa uma soberana oportunidade para aqueles angolanos que, por falta de recursos financeiros ou por qualquer outra razão não se possam deslocar ao Consulado-Geral para tratar aquisição ou actualização de documentos de identidade pessoal, regularizem a sua situação jurídico-migratória junto do Estado de acolhimento”.

    O embaixador Marcos Barrica desejou que nenhum cidadão angolano “se exclua deste importante processo, cuja abrangência incide à população reclusa em estabelecimentos prisionais da região nortenha de Portugal”.

    Já Bento Salazar André, cônsul-geral de Angola no Porto, disse que “estes actos são dirigidos a comunidade angolana que por falta de recursos financeiros e de documento de base (Certidão Narrativa Completa de Nascimento ou Bilhete de Identidade) estejam impossibilitados de tratar o seu passaporte nacional, documento sem o qual não é permitida a sua legalização junto das autoridades portuguesas.

    Disse que esta actividade é resultado de um decreto do Presidente José Eduardo dos Santos que autoriza os Consulados de Angola a receber Declaração de Nascimento, com recurso à testemunhas idóneas”, concedida pela Conservatória dos Registos Centrais em Luanda, autoridade a quem será remetida para aferição da sua veracidade e decisão.

    “Trabalharemos com o movimento associativo com o objectivo se localizar e identificar integrantes da comunidade angolana e por conseguinte, actualizar os documentos que os identifica, dando-lhes dignidade e possibilidade de resgatae a cidadania angolana, consagradas na Constituição da República de Angola, desde os primórdios da nossa independência” – concluiu.

    O projecto visa a aproximar os Consulado gerais do cidadão angolano no exterior. O atendimento consular passa a ser feito próximo ao local de residência dos beneficiários e, sempre que possível, aos sábados ou domingos, e enquadra-se nas actividades comemorativas do 4 de Fevereiro. Prolonga-se até ao dia 24 de Novembro.

    A inovação consiste no atendimento fora da sede da repartição e em dias de descanso do imigrante. A ideia derivou de uma experiência pioneira realizada no Consulado geral em Lisboa, em 2008,como forma de facilitar a vida das pessoas.

    Em declarações à imprensa angolana, os beneficiários disseram estar prestigiados por verem que o Consulado deslocou os seus serviços para atende-los com maior comodidade.

    A assistência ao cidadão angolano no exterior inscreve-se como prioridade da política externa angolana.

    Assistiram também ao acto, os cônsules gerais de Angola em Lisboa, Faro, designadamente os embaixadores Cecília Baptista e Mateus de Sá Miranda, diplomatas e funcionários das missões diplomática e consulares da República de Angola, o chefe de gabinete do presidente da Câmara Municipal de Braga, Alfredo Cardoso, bem como membros da comunidade angolana.

    Fonte: Angop

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Angola recupera 36 peças de arte em leilão realizado em Portugal

    As peças, que faziam parte da colecção privada de artes do português Elísio Romariz dos Santos Silva, foram leiloadas...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema