Sexta-feira, Julho 19, 2024
29.9 C
Lisboa
More

    Ellen Johnson-Sirleaf faz homenagem a Neto

    A Presidente da Libéria, Ellen Johnson-Sirleaf, está desde ontem, em Luanda, para uma visita oficial de dois dias a Angola, no quadro do reforço da cooperação entre os dois países.
    Ellen Johnson-Sirleaf, à chegada, foi recebida no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro pelo ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti. A Presidente da Libéria está pela primeira vez em Angola com uma importante delegação do seu país.
    Ainda ontem, Ellen Johnson depositou uma coroa de flores no Monumento a Agostinho Neto, no Largo da Independência, em cerimónia testemunhada pelo governador em exercício de Luanda, Graciano Domingos. A Chefe de Estado da Libéria teve ao princípio da noite de ontem um encontro com o Presidente da Assembleia Nacional, António Paulo Kassoma.
    Hoje, é recebida no Palácio da Cidade Alta com honras militares pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, e em seguida começam as conversações entre delegações dos dois países. Constam ainda do programa visitas à Cidade do Kilamba e à base de logística da Sonangol. Nascida a 29 de Outubro de 1938, Ellen Johnson-Sirleaf é a 24ª Presidente da história da Libéria, tendo sido ministra das Finanças no governo do Presidente William Tolbert Júnior até 1980, quando aconteceu o golpe de Estado que resultou no assassinato do Presidente. A Libéria está a ser bem sucedida nos esforços de reconstrução e recuperação, na medida em que a sua economia passou a crescer a uma taxa média anual de 6,5 por cento, apesar da crise económica mundial. A Libéria abriu a economia para colocar o sector privado no centro de desenvolvimento e atraiu 16 mil milhões de dólares em investimentos privados para reactivar os sectores da agricultura, mineiro e florestal.
    O potencial petrolífero, uma área em que a experiência de Angola vai ser aproveitada, começou recentemente a ser explorado. Desde a chegada ao poder de Ellen Johnson-Sirleaf, a Libéria passou a promover gestos de convivência pacífica com os países vizinhos. Em 2010, a “Newsweek” considerou-a uma das melhores líderes do mundo.

    Fonte: JA
    Fotografia: Rogério Tuti

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Donald Trump provoca polêmica sobre Taiwan

    Donald Trump defenderá Taiwan no caso de uma invasão da China se vencer as eleições de novembro nos Estados...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema