Domingo, Abril 14, 2024
21.6 C
Lisboa
More

    Elias dya Kimuezo canta no “Paraíso”

    Vários músicos que se destacaram ao longo do ano no projecto cultural “Palco das Recordações” vão estar, entre as 16h00 de sábado e as 18h00 de domingo, na passagem de ano organizada pelo Complexo Turístico Weza Paradise, em Luanda.
    Com mais de 20 artistas, o espectáculo vai contar, entre outros, com a participação dos músicos Elias dya Kimuezo, Sam Mamanguana, Boto Trindade, Zé Keno, Massano Júnior, Pira Kanda, Zecax, Legalize, Robertinho, Dina Santos e Margareth do Rosário.
    No denominado “Reveillon das Recordações”, os artistas vão ser acompanhados pelas bandas Jovens do Prenda, Os Kiezos, Weza, Olímpia e Saudades, numa homenagem aos precursores do semba, bolero, rebita e rumba.
    David Zé, Urbano de Castro, Artur Neves, Sofia Rosa, Óscar Neves, Lurdes Van-Dúnem, Teta Lando, Pedrito, Massano Júnior, Francó, Dr. Nico, Rochereau, Vicky Longomba, vão ser relembrados.
    O gestor do espaço, Gaspar Neto, disse que o objectivo é juntar mais de mil pessoas em convívio, criando uma maior interacção entre os artistas e o público.
    A aposta na recuperação dos valores culturais da música angolana, principalmente do semba, foi um dos desafios preconizados pela gerência do complexo para o ano que está prestes a terminar.
    “Estamos conscientes que, a par do que aconteceu noutros espaço culturais, também ajudámos a contribuir para a divulgação dos músicos angolanos”, salientou.

    Fazendo um balanço deste ano em termos de realização de actividades culturais, considerou-o positivo, uma vez que o principal desafio da casa foi ajudar a resgatar o semba e criar mais um espaço onde os artistas angolanos, em particular da antiga geração, pudessem actuar, o que foi conseguido.
    Quando o projecto teve início, muitos clientes não acreditaram no sucesso da iniciativa devido à localização do espaço. “Foi uma aposta em que muitos não acreditaram por estarmos localizado numa zona distante do centro da cidade, mas valeu a pena, porque hoje conseguimos dar aos amantes da música angolana opções de escolha e, de certa forma, ajudar músicos a dedicarem-se mais à música”, referiu Gaspar Neto.

    Inovações

    Gaspar Neto realçou que a criação do projecto “Palco das Recordações”, que é realizado no segundo domingo de cada mês, e “Almoço angolano”, todos os sábados e domingos, além da criação de uma banda da casa, foram os principais ganhos deste ano.
    “Queremos que as actividades culturais sirvam de legado às novas gerações para conhecerem os aspectos essenciais da música feita pelos precursores do semba”.
    Do seu ponto de vista, o surgimento de novos centros recreativos tem ajudado à divulgação dos nossos valores culturais e a fazer destes convívios locais “reencontros e nostalgias”.
    A distinção feita este ano ao Complexo Turístico Weza Paradise, com o certificado de mérito do Ministério da Hotelaria e Turismo, em reconhecimento pelo trabalho desenvolvido na preservação e divulgação da cultura angolana, segundo o seu gestor, “foi o reconhecimento de muita persistência e abnegação”.
    A primeira edição do projecto cultural “Palco das Recordações” realizou-se a 6 de Fevereiro e homenageou Tony do Fumo, durante um espectáculo animado pelos Jovens do Prenda e Os Kiezos, que interpretaram temas da autoria deste lendário músico.

    Fonte: Jornal de Angola

    Fotografia: JA

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Irão lança ataque com mais de 100 drones contra Israel em retaliação

    O Irã lançou um ataque com drones contra Israel em um ato de retaliação, neste sábado (13). “Compreendemos essas...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema