Sábado, Junho 15, 2024
16.1 C
Lisboa
More

    Eleitores vão hoje à urnas

    Os 92 mil eleitores são-tomenses vão hoje às urnas para elegerem o sucessor do presidente Fradique de Menezes.São dez os candidatos ao cargo de Presidente da República de São Tomé e Príncipe. Todos aguardam expectantes pelos resultados da Comissão Eleitoral Nacional, que através da rádio local vai anunciar o vencedor.
    Os dois últimos dias foram marcados pelo calor da campanha. Na sexta-feira, os candidatos começaram muito cedo as passeatas pelas ruas, com buzinas, apitos e música, apelando ao voto dos eleitores.
    Sem vencedores antecipados, mas com alguns favoritos, as eleições foram disputadas até ao último minuto, com os partidos políticos concorrentes a procurarem legitimar-se num processo onde nem todos estão sujeitos à regra da democracia.
    Durante as duas semanas de campanha, quatro candidatos se evidenciaram: Evaristo Carvalho, Maria das Neves, Pinto da Costa e Aurélio Martins, que desceu do segundo para o último lugar nas sondagens sobre a intenção de votos dos são-tomenses, devido aos escândalos em que esteve envolvido ontem com os seus apoiantes.
    Nos comícios, os apoiantes dos quatro candidatos apareceram eufóricos e em massa, garantindo apoio às suas promessas de melhoria da vida das populações.
    Aurélio Martins foi o único a fazer o seu último comício sexta-feira, na capital, para mais uma vez tentar convencer os santomenses de que é a aposta certa para a mudança em São Tomé e Príncipe. Depois do comício houve um espectáculo musical, animado por vozes de Angola.
    Os quatro favoritos foram aos distritos de Mé Zochi e Água Grande, que albergam a maior parte da população santomense. Os eleitores eram mais atraídos pelos cantores angolanos do que pelos próprios candidatos, que depois de discursarem deixavam o palco para os músicos darem o seu show. Esse facto torna os candidatos mais expectantes, porque a população votante era a mesma em todos os comícios e mostrava interesse em assistir aos espectáculos musicais. Evaristo Costa, Maria das Neves e Pinto da Costa e outros candidatos como Elsa Pinto, Manuel Deus Lima, Hélder Barros, Filinto Costa Alegre, Delfim Neves e Jorge Coelho terminaram na quinta-feira as suas campanhas. A sexta-feira foi somente de passeatas, o sábado de balanço e reflexão. Hoje é o dia da votação, de grande ansiedade para todos são-tomenses.

    Comissão Eleitoral Nacional

    Para o acto eleitoral foram instaladas 265 mesas de votação para 92 mil eleitores exercerem o seu direito de voto. Victor Correia, presidente da Comissão Eleitoral Nacional (CEN), em entrevista à imprensa angolana, garantiu que está tudo a postos para que hoje o eleitorado vá as urnas com toda a segurança depositar o seu voto.
    “A chegada, na última semana, de Lisboa, dos boletins de voto evitou o pior, uma vez que São Tomé e Príncipe não tem ligação aérea com frequência com Portugal durante a semana. Isso poderia pôr em causa o envio dos boletins de voto para a realização do escrutínio no exterior. Para além de boletins de voto, a CEN recebeu esferográficas, tinteiros para impressoras e t-shirts de propaganda da Comissão Eleitoral Nacional”, disse Victor Correia.

     

     

    Fonte: Jornal de Angola

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Número de falências na Alemanha dispara

    No primeiro trimestre de 2024, 5.209 empresas declararam falência na Alemanha, segundo o Departamento Federal de Estatísticas (Destatis) –...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema