Quinta-feira, Setembro 28, 2023
19.6 C
Lisboa
More

    Egipto: Irmandade Muçulmana apresenta queixa no tribunal de Haia

    Mursi durante campanha eleitoral em 2012 (AFP, KHALED DESOUKI)
    Mursi durante campanha eleitoral em 2012 (AFP, KHALED DESOUKI)

    A organização islâmica egípcia Irmandade Muçulmana apresentou uma queixa à Corte Internacional de Justiça de Haia sobre crimes contra a humanidade que estariam sendo cometidos pelo governo militar no Cairo, informou o próprio grupo.

    Os advogados do Partido pela Justiça e a Liberdade, representação política da Irmandade, esperam ser recebidos pelo promotor da Corte Internacional para discutir a abertura de uma investigação preliminar.

    Em entrevista colectiva, os advogados disseram ainda que apresentaram uma declaração em nome do presidente islâmico deposto, Mohamed Mursi, aceitando a jurisdição da Corte Internacional no Egipto.

    A Irmandade apresentou provas dos crimes cometidos pelo governo desde a derrubada de Mursi, no dia 3 de Julho de 2012, quando o grupo foi declarado ilegal.

    “É preciso enviar uma mensagem clara ao regime militar egípcio de que corre o risco de ser punido”, disse o advogado John Dugard.

    Ao menos 1.000 pessoas morreram e milhares foram detidas nos confrontos entre militantes islâmicos e as forças da ordem no Egipto.

    A Corte de Haia determina que estados não signatários podem aceitar sua jurisdição sobre crimes cometidos no país e solicitar uma investigação, mas não há definição sobre um pedido de presidente deposto.

    “Esperamos que a Corte leve o pedido a sério e temos boas razões para acreditar” que assim será, disse Dugard, ex-comissário de direitos humanos da ONU. (afp.com)

     

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Espanha: Parlamento chumba candidatura de Alberto Núñez Feijóo

    O líder do Partido Popular Espanhol não obteve os votos suficientes do Parlamento para formar um Governo, alcançando 178...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema