O chefe do Estado Maior General das Forças Armadas Angolanas (FAA), general Geraldo Sachipengo Nunda, apelou hoje, sexta-feira, em Luanda, aos efectivos militares a primarem por valores que conduzam condignamente as acções do exército nacional.
O responsável militar fez o pronunciamento na cerimónia que marcou a abertura das jornadas comemorativas ao 21º aniversário da constituição das Forças Armadas Angolanas em exército nacional único, que se celebrará em 09 de Outubro.
“Todos nós sabemos que as FAA são portadoras de valores, como a fidelidade à pátria, o serviço abnegado e incansável à pátria, o amor ao trabalho, a integridade e coragem”, destacou.
Segundo o general Nunda, os valores acima descritos devem ser o código de comportamento individual de todos os militares das FAA, para que possam manter a reputação e o bem-estar de todos.
“Os valores servem para que possamos determinar o que é certo”, asseverou o dirigente militar, no acto em que estiveram presentes os vice-ministros da Defesa, respectivamente, Agostinho Fernandes Nelumba e Salviano de Jesus Cerqueira, entre oficiais-generais, superiores, capitães, subalternos e soldados dos três ramos (Exército, Força Aérea e Marinha de Guerra).
Foi a 09 de Outubro de 1991 que, em observância aos acordos assinados em Bicesse, Portugal, entre o Governo angolano e a UNITA, se iniciou a criação das Forças Armadas Angolanas únicas.
As FAA fundaram-se a partir dos efectivos das então Forças Armadas Populares de Libertação de Angola (FAPLA), governamentais, e das Forças Armadas de Libertação de Angola, da UNITA, dando lugar à actual instituição militar de natureza e carácter apartidário e completamente dependente do Estado angolano.
As jornadas ora abertas visam recordar a trajectória das FAA na luta pela defesa da Pátria e conquista da paz, bem como homenagear e destacar a contribuição destas na consolidação da paz, reconciliação nacional, reconstrução e desenvolvimento sócio-económico do país.
Da cerimónia formal de abertura, que teve lugar na sala de conferências “28 de Agosto”, no comando do Exército, constou a realização de duas palestras, sob os temas: “FAA – os caminhos da paz e os desafios do futuro”, e “As FAA e a gestão de conflitos regionais”.
O acto central da efeméride terá lugar dia 09 de Outubro, na base aéra militar da Catumbela, provincia de Benguela.
FONTE: Angop