Domingo, Maio 26, 2024
20.1 C
Lisboa
More

    Efectivos da Polícia Nacional devem ser melhor preparados

    Jornal de Angola | André da Costa

    O segundo comandante-geral da Polícia Nacional defendeu ontem, em Luanda, a necessidade de instruir-se e preparar-se melhor os efectivos da corporação de forma contínua, de modo a evitar incidentes com consequências graves.

    O comissário-chefe António Pedro Kandela, que no acto de abertura da reunião metodológica do Posto de Comando Central da Polícia Nacional, que decorre até ao dia 20 deste mês, no Centro Electrónico de Segurança Pública, no Kapolo 2, disse que não se pode permitir que ocorram mais incidentes com consequências graves, que mancham o bom nome da corporação.

    Para António Pedro Kandela, não basta as medidas que têm sido tomadas contra os efectivos que violam as normas deontológicas policiais, por isso considera importante a contínua formação, com vista a se prevenir incidentes gravosos.

    “Temos registado, com desagrado, manifestação de comportamentos negativos relacionados com o atavio, essencialmente na falta de cortesia militar, pois usam linguagem inapropriada no tratamento das questões polícias, assim como na abordagem ao cidadão.
    Nota-se também uma certa arrogância por parte dos oficiais superiores em relação aos subordinados e com a população que recorre aos serviços da corporação”, notou.

    O segundo comandante da Polícia Nacional lamenta tal comportamento e mostra-se esperançado em ultrapassar este quadro. “Nunca é tarde para começar as acções previstas no âmbito do ano de instrução operativa e patriótica dos efectivos, pois vamos aos poucos transformar a Polícia numa instituição melhor preparada para lidar com os problemas do quotidiano.”

    A reunião metodológica do Posto de Comando Central da Polícia Nacional consiste em dotar os participantes de conhecimentos técnico-profissionais relacionados com a especialidade, a julgar pelos novos desafios da emergente Direcção de Segurança Pública e Operações, nos termos do Novo Estatuto Orgânico da corporação, aprovado recentemente no Conselho de Ministros, que aguarda por publicação no Diário da República.

    O chefe do Posto de Comando Central da Polícia Nacional, comissário Caetano Quiar, afirmou que o encontro vai balancear o grau de cumprimento saído da reunião anterior, assim como aperfeiçoar os conhecimentos técnicos que permitem melhorar o trabalho realizado pelo Posto de Comando Central.

    Caetano Quiar disse que a direcção que dirige pretende melhorar a forma de tratamento da informação, porque, quando ela é bem passada ao superior hierárquico, pode resultar numa boa tomada de decisão.

    De igual modo, disse que com o encontro pretendem potenciar os especialistas em matérias operacionais, de acordo com a doutrina castrense, de forma a melhorar o trabalho no terreno.

    Participam do encontro metodológico, que decorre sob o lema “Aprimorar o saber para melhor informar, planear, coordenar e controlar a actividade operacional da Polícia Nacional”, responsáveis das áreas de operações e postos de comando das 18 províncias.

    Durante o encontro, serão debatidos em palestras assuntos ligados à “Segurança nacional”, “Segurança pública”, “Organização e carreira policial”, “Terrorismo” e “Ética e deontologia policial”, entre outros temas que serão animados por oficiais da corporação.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Anora de Sean Baker vence Palma de Ouro em Cannes. Miguel Gomes recebe Melhor Realização com Grand Tour

    O realizador norte-americano recebeu o prémio de Melhor Filme no Festival de Cinema de Cannes pelo qual "trabalhou toda...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema