Terça-feira, Julho 23, 2024
29.9 C
Lisboa
More

    Educação alcança avanços no Namibe

    Ao contrário do que acontece noutras províncias angolanas, as autoridades na província do Namibe conseguiram acabar com salas de aula ao relento à sombra das árvores, disse o director de educação provincial Pacheco Francisco.

    Isto apesar de um aumento constante do número de alunos a serem matriculados anualmente e também da falta de um recenseamento populacional que ajude as autoridades a fazerem previsões das necessidades em infraestruturas.

    No ano lectivo transacto, a província registou o número de 1119.000 alunos matriculados e para o presente ano lectivo 2012, o número de estudantes elevou-se para 126.000, mas não há crianças fora do sistema de ensino na província.

    Pacheco Francisco, garante  por outro lado a manutenção do ensino médio em todos os Municípios da província e também em algumas comunas, segundo aquele responsável, para assegurar o desenvolvimento destas localidades. A falta de técnicos superiores para leccionar o ensino médio em função da extensão do ensino médio na província, também foi superada com a criação de bolsas internas locais.

    A falta de infraestruturas não é portanto vista como um entrave.

    “A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são saborosos,” afirmou Pacheco Francisco que disse à Voz da América que embora em certas zonas rurais já não haja alunos a serem ensinaods á sombra das árvores, muitos estudam em “instalações precárias”.

    A província do Namibe  já saboreia frutos da reforma educativa, existindo muitas crianças que entraram para o II ciclo com 15 anos de idade, o que permitira nos próximos anos ter quadros licenciados com 23 anos de idade, um dos  factos invulgares em Angola, segundo quadros da educação no Namibe.

    Fonte: VOA

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    EUA: Onde Kamala Harris se posiciona em relação às alterações climáticas e porque é que isto a torna vulnerável aos ataques de Trump

    A retirada de Joe Biden da corrida presidencial de 2024 — cedendo a semanas de pressão após um debate...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema