Terça-feira, Março 5, 2024
12.4 C
Lisboa
More

    Durão Barroso termina visita a Angola

    Luanda – O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, deixou a meio da manhã de hoje, sábado, Luanda no termo da visita oficial de três dias que efectuou ao país, no âmbito do reforço da cooperação entre Angola e a EU.
    No Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, Durão Barroso e a delegação que o acompanhou, receberam cumprimentos de despedida da ministra do Planeamento, Ana Dias Lourenço, e de representantes da Comissão Europeia em Angola.
    Ao fazer o balanço da visita, em conferência de imprensa, Durão Barroso mostrou-se convencido de que as relações entre a EU e Angola saem mais fortalecidas com esta deslocação que efectuou ao país, mas que, porém, deve-se estreitar o diálogo, tanto ao nível político e governamental, como entre as respectivas sociedades.
    Durante a sua permanência em Luanda, o presidente da Comissão Europeia, desenvolveu uma extensa agenda, com destaque para a audiência com o Presidente da República, José Eduardo dos Santos, a quem convidou a visitar Bruxelas, onde se encontra a sede da organização.
    Manteve um encontro de cortesia com o presidente da Assembleia Nacional, António Paulo Kassoma, tendo afirmado no final que um dos objectivos da visita é o de intensificar a cooperação política e económica com um país que é já o segundo parceiro comercial da União Europeia na África Austral.
    Encontrou-se ainda com o líder da UNITA, Isaías Samakuva, com quem abordou questões ligadas à democracia e o desenvolvimento de Angola, reuniu-se também com representantes da sociedade civil angolana, além de se ter deslocado à Universidade Agostinho Neto e a projectos financiados pela União Europeia.
    No final, Angola e a União Europeia assinaram vários acordos para financiamento de projectos no âmbito do processo eleitoral, avaliados em um milhão e 200 mil euros; foram signatários o representantes da União Europeia no país, Javier Puyol, e responsáveis de organizações nacionais.
    Fonte: Angop

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Emirados Árabes Unidos convocarão uma reunião sobre financiamento climático em preparação para a COP29

    Os Emirados Árabes Unidos reunirão representantes dos países e líderes de instituições financeiras globais numa reunião especial em junho,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema