O presidente do Banco Central Europeu acredita que Portugal está “bem posicionado” para regressar aos mercados no tempo previsto, ou seja, em Setembro de 2013.
Mario Draghi elogiou ainda o ajustamento económico que está a ser feito pelo País, afirmando que este está a ser mais rápido do que o esperado. Draghi falava na Comissão de Assuntos Económicos e Monetários do Parlamento Europeu.
“Portugal está bem posicionado para recuperar o acesso aos mercados no tempo previsto”, afirmou o reponsável do banco central da Zona Euro. O prazo previsto para Portugal regressar aos mercados, no âmbito do programa de ajuda externa, é Setembro de 2013.
Para Mario Draghi, os “sacrifícios [dos países que receberam ajuda externa] são concretos e reais. (…) Já vimos progressos, já há sinais de progressos”.
O presidente do BCE deu vários exemplos do que considera serem os progressos alcançados pelos países intervencionados, entre os quais a operação de troca de dívida feita por Portugal na semana passada.
O presidente do Banco Central Europeu afirmou ainda que não existe alternativa aos programas de austeridade. “Não há dúvida que o processo de consolidação orçamental deprimiu a economia em alguns países do euro. Mas qual é alternativa?”, questionou Draghi. “Precisamos de manter [os programas de ajustamento] e executá-los da forma mais curta e eficaz possível”, defendeu.
FONTE: Jornal de Negócios