O bispo falava durante um encontro com estudantes e professores do Instituto de Ciências Religiosas do Lubango, por ocasião das comemorações do seu 50º aniversário sacerdotal, que se assinala amanhã. Zacarias Kamwenho foi ordenado padre em 9 de Julho de 1961, aos 26 anos, e bispo auxiliar de Luanda em 23 de Novembro de 1974.
Contou aos jovens do Instituto de Ciências Religiosas o “segredo” para se chegar aos 50 anos de sacerdócio com a fé em Cristo inabalável. “Para termos sucesso na vida sacerdotal, matrimonial, profissional e em outros campos da vida temos que ser fiéis e, para tal, a primeira condição é a oração, depois aceitar que a palavra de Deus é eficaz, liberta, e a seguir devemos praticar boas obras e ajudar a comunidade”, sublinhou.
Dom Zacarias Kamwenho aconselha a juventude a ser fiel e buscar sempre a verdade em tudo o que faz, porque a palavra de Deus diz: “Já que foste fiel em poucas coisas serás nomeado para administrar muito”.
Com 76 anos, 50 dos quais ao serviço de Deus e das comunidades, Dom Zacarias Kamwenho afirmou que nunca se arrependeu por ter escolhido este caminho e vive animado com o lema “Livre Servindo o Senhor”.
“Um dos momentos mais latos da minha vida foi quando em 2001 fui distinguido com o prémio Sakharov, pelo nosso empenho para alcançar a paz em Angola. Sentimo-nos a representar o país como quando a nossa selecção de basquetebol ganha os campeonatos africanos. E quanto a momentos difíceis, quando aparecem más interpretações da minha atitude”, disse.
in JA