Domingo, Abril 14, 2024
21.6 C
Lisboa
More

    Divisão do Moxico e Kuando Kubango à vista

    O ministro da Administração do Território, Bornito de Sousa, admitiu nos próximos tempos a revisão administrativa das províncias do Moxico e Kuando Kubango.

    Segundo o governante, mesmo antes da independência, já existia o plano de divisão destas duas gigantescas províncias.

    “Vamos manter esta ideia, portanto dividir o Moxico provavelmente em três províncias, e o Kuando Kubango provavelmente em duas províncias. São ideias que temos”, anunciou.

    De acordo com Bornito de Sousa, está a ser feita uma análise da organização do território, que tem estado a apontar para a municipalização do território, nomeadamente a elevação de comunas a municípios.
    “Temos neste momento cerca de 161 municípios, mas a nós não repugna se elevarmos esse número nem que seja até aos 200 municípios”, precisou.

    O ministro referiu que em Angola existem municípios que ficam a 600 km de distância da sede da capital provincial ou de outro município.

    “Então, pensamos que em alguns casos é preferível constituir um município lá, criar as condições, levar a infra-estrutura, quadros e recursos”, acrescentou.
    No ano passado, a Assembleia Nacional aprovou a Alteração da Divisão Político-Administrativa das províncias de Luanda e do Bengo.

    A província de Luanda, que integrou os municípios da Quiçama e do Icolo e Bengo, tem os municípios de Luanda, com sede na cidade de Luanda; de Cacuaco, com sede na cidade de Cacuaco; de Belas, com sede na cidade do Kilamba; de Viana, com sede na cidade de Viana; do Cazenga, com sede na comuna do Tala Hadi; do Icolo e Bengo, com sede na vila de Catete; e da Quiçama, com sede na vila da Muxima.

    A província do Bengo mantém a sua sede em Caxito e integra os municípios de Ambriz, com sede na vila de Ambriz; Bula-Atumba, com sede na vila de Bula-Atumba; Dande, com sede em Caxito; Dembos, com sede na vila de Quibaxe; Nambuangongo, com sede na vila de Muxaluando; e Pangu-Aluquém, com sede na vila de Pangu-Aluquém.

    Fonte: Novo Jornal

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Irão lança ataque com mais de 100 drones contra Israel em retaliação

    O Irã lançou um ataque com drones contra Israel em um ato de retaliação, neste sábado (13). “Compreendemos essas...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema