Quinta-feira, Fevereiro 22, 2024
16.9 C
Lisboa
More

    Direitos humanos estão no centro do acordo político com Cuba, afirma UE

    A questão dos direitos humanos está no centro do Acordo de Diálogo Político e Cooperação entre Cuba e a União Europeia, disse nesta sexta-feira (24) Eamon Gilmore, representante especial da UE sobre este assunto, que pediu um debate “honesto e direto”.

    O diplomata irlandês falou no início das negociações com representantes do governo cubano durante uma visita à ilha desde quinta-feira, no âmbito do Acordo de Diálogo Político e Cooperação UE-Cuba, em vigor desde 2017.

    “Os direitos humanos ocupam um lugar central neste acordo e cooperação política”, disse o relator, estimando que ambas as partes conseguirão chegar a um acordo sobre algumas questões, mas haverá outras “em que questionaremos e talvez por vezes desafiaremos um ao outro”, indicou.

    Gilmore apelou a “um debate franco e direto” com o governo cubano.

    Rodolfo Benítez, diretor de Assuntos Multilaterais da Chancelaria cubana, pediu uma conversa “respeitosa e construtiva, entre iguais”.

    “Vemos este exercício como uma excelente oportunidade para compartilhar experiências e boas práticas que contribuem para fortalecer a promoção e proteção dos direitos humanos na União Europeia e em Cuba”, disse o responsável cubano.

    Na quinta-feira, o representante europeu reuniu-se com grupos da sociedade civil, com o ministro da Justiça, o vice-ministro do Interior e com deputados da Assembleia Nacional.

    A visita ocorre dois anos depois de a ilha ter sido abalada pelas históricas manifestações de 11 e 12 de julho de 2021, quando milhares de cubanos saíram às ruas gritando “temos fome” e “liberdade”.

    Publicidade

    spot_img
    FonteAFP

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Quem é quem no conflito na RDC

    As exuberantes florestas nas zonas fronteiriças do leste da República Democrática do Congo (RDC) têm servido como base operacional...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema