Domingo, Abril 21, 2024
17.5 C
Lisboa
More

    Diálogo é a única via para resolver o conflito – FLEC

    O chefe do Estado Maior da FLEC-Enclave, Estanislau Miguel Boma, disse à Voz da América que o discurso de fim de ano do chefe do Estado Maior das Forças Armadas angolanas, general Geraldo Sachipande Nunda, é uma declaração de guerra.

    FLEC – Enclave é a nova designação da facção de Alexandre Tati, destituído da FLEC-FAC por Nzita Tiago, juntamente com Boma.

    As declarações de Nunda, no dizer de Estanislau Boma demonstram o pouco interesse do governo angolano em pacificar a região por via do dialogo. O CEMGFA angolanas, Sachipenmgo Nunda, disse que a “pacificação de Cabinda” é um dos objectivos do presidente de Angola para o ano de 2012.

    “Nós pensávamos que o regime angolano quisesse fazer prova de vontade de negociar, ” disse Boma para acrescentar que a FLEC tinha acreditado que tinha “chegado o momento de um diálogo a sério entre cabindas e angolanos a fim de se resolver pacifícamente o conflicto o que afinal não é o caso”.

    O chefe do estado maior da guerrilha separatista disse que a FLEC não se vai render e que está determinada a fazer sacrificios até á auto-determinação do povo de Cabinda.

    “Eles pensam que ao insisistirem numa solução militar o povo de Cabinda e a FLEC-FAC vão-se deixar intimidar mas ninguem cruza os braços quando é agredido,” disse.

    “O povo de Cabinda vai ter que se defender e a nossa resistência nacionalista vai continuar até que seja reconhecido ao povo o seu direito à autodeterminação e á sua independência,” disse.

    Contudo disse que o diólogo é a unica via ainda possível para a solução da questão de Cabinda.

    Fonte: VOA

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Ataque aéreo causa pelo menos nove mortos em Rafah

    Nove pessoas morreram em ataque aéreo em Rafah, seis delas crianças. O exército israelita anunciou que matou dez combatentes...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema