Mil e 759 pessoas com patologias diversas foram atendidas gratuitamente em consultas de clínica geral e de especialidades na feira de saúde da Unitel, realizada nesta terça-feira, na vila do Alto Catumbela, município da Ganda (Benguela).
Promovida pela operadora de telefonia móvel privada Unitel em parceria com o sector provincial da Saúde, a feira, que decorreu sob o lema: “Garantir a qualidade de vida é apostar na promoção da saúde e prevenção de doenças”, versou num modelo de exposição e atendimento da população de forma gratuita.
Em declarações hoje, quarta-feira, à Angop, o director da repartição municipal da Saúde na Ganda, Albano Weia, que fez o balanço da actividade, disse que foram realizadas 164 triagens pediátricas, 398 de adultos, 153 consultas de clínica geral em pediatria, 278 em adultos, 38 de ginecologia, 94 de estomatologia e submetidos 354 em análises laboratoriais de diagnóstico rápido.
Referiu que, pessoas com idades entre os zero a 14 anos e gestantes foram as que mais acorreram á feira para consultas de clínica geral, cardiologia, pediatria, ginecologia, urologia, ortopedia e fisioterapia, bem como procedeu-se a distribuição das redes de mosquiteiros como parte do programa Stop Malária da Unitel.
Acrescentou que, durante a feira, foram ainda testados 52 cidadãos contra VIH – Sida, 10 pacientes em consultas de ginecologia e 218 crianças vacinados contra BCG, pentavalente, rota vírus, sarampo, febre-amarela e hepatite B.
O director considerou positivo os resultados obtidos pela feira, garantida por 24 médicos, igual número de enfermeiros de distintas especialidades e mais de 30 agentes comunitários e escuteiros, apesar da forte chuva que se abateu na tarde desta terça-feira sobre a região do Alto Catumbela.
Albano Weia salientou que o seu sector continua a desenvolver um conjunto de acções para elevar a educação e comunicação de todas as comunidades, através de trabalhos anti-vectorial, pulverizações residuais intra e extra domiciliar, tratamento de criadores, testagens rápidas e assistência de doentes nas respectivas áreas de jurisdição.
Frisou que a acção é assegurada por activistas comunitários que efectuam esclarecimento à população nos bairros periféricos, Alto Catumbela, Babaera e Casseque, sobre a importância do uso de mosquiteiro, cuidados de higiene, individual e colectivos, face a prevenção da malária e redução dos índices de mortes por esta doença.
Por outro lado, Albano Weia revelou que nos últimos 20 dias deste mês foram notificados mil e 560 casos de malária, menos mil e 940 em relação a igual período anterior, cuja chegada da época chuvosa tem contribuído para o aumento de casos nas unidades sanitárias da região.
A segunda edição da feira da Saúde Unitel/2018, depois da Ganda, decorre hoje (quarta-feira), no município do Cubal, devendo ser extensiva até a região da Catumbela (Benguela).
De acordo com uma fonte da organização, a primeira Feira da Saúde Unitel em Angola foi organizada em 2015, e chega a Benguela depois de já ter acontecido nas províncias do Moxico, Lunda-Norte, Huambo, Cabinda, Cuanza-Sul, Huíla e Cuando Cubango. (Angop)