Huambo – Duzentos e 90 casos de Vih/Sida foram diagnosticados de Janeiro a Março deste ano nas unidades sanitárias da província do Huambo, período em que ocorreram cinco mortes.
Em declarações hoje, quarta-feira, à Angop, o supervisor provincial do programa de luta contra o Vih/Sida, Euclides Chipalavela, fez saber que apesar do surgimento destes novos casos, a situação de propagação da epidemia está controlada.
Informou que em comparação aos casos registados nos primeiros três meses do ano transacto houve uma redução de 11, facto que anima as autoridades sanitárias da província a redobrarem acções tendentes à sensibilização das pessoas acerca das medidas de prevenção contra o Vih/Sida.
Embora não tenha revelado o número de pessoas submetidas a testes para determinar o seu estado serológico, Euclides Chipalavela disse que em comparação aos anos anteriores se nota uma adesão massiva de cidadãos aos centros de testagem voluntária.
Garantiu, no entanto, que as unidades sanitárias da província dispõem de fármacos suficientes para prestarem assistência aos doentes vivendo com o Vih/Sida.
Fonte: Angop