Sábado, Março 2, 2024
13.7 C
Lisboa
More

    Dia da independência da Guiné-Bissau festejado com discurso do presidente e espectáculos

    Bissau – O Dia da Independência da Guiné-Bissau, feriado nacional, é assinalado nesta terça-feira com um discurso à nação do presidente de transição, Serifo Nhamadjo, e com actividades em Bissau e noutras regiões do país, disse fonte governamental.

    Guiné Bissau (DR)
    Guiné Bissau (DR)

    Segundo Idelfrides Fernandes, secretário de Estado da Cooperação Internacional e Comunidades guineense, presidente da comissão organizadora do 40º aniversário da independência da Guiné-Bissau, o ponto alto das comemorações será o discurso de Serifo Nhamadjo na Assembleia Nacional Popular.

    A intervenção será feita na presença de membros do governo de transição, responsáveis dos órgãos de soberania, chefias militares, corpo diplomático e representantes de organismos internacionais acreditados no país, aos quais o presidente de transição vai oferecer um cocktail num hotel da cidade.

    Para abrilhantar as festividades, diversos grupos da música moderna guineense, artistas, grupos de música tradicional e humoristas darão espectáculos ao ar livre em dois palcos, na capital.

    Um deles estará montado na praça dos Heróis Nacionais (junto ao Palácio da República) e outro na rotunda do aeroporto, junto à estátua de Amílcar Cabral (fundador das nacionalidades guineense e cabo-verdiana).

    De acordo com Idelfrides Fernandes, as autoridades de transição “queriam fazer mais do que isso”, mas as condições financeiras do país não o permitem.

    “Estava tudo previsto para realizarmos um grande desfile, em que teríamos uma parada militar, demonstrações dos trabalhos de diferentes organizações sócio-profissionais, associações de jovens e crianças, mas dadas as dificuldades financeiras do país, isso já não será possível”, referiu.

    Nas regiões, o dia da independência inclui actividades de animação, jogos de futebol e palestras de grupos de jovens para reflexão sobre os 40 anos da independência.

    Em Gabú (no leste) vai ser disputada a final de um torneio de futebol, em Canchungo (norte) a associação de jovens promove uma palestra sobre o futuro da Guiné-Bissau e em Fulacunda (sul) a associação de naturais da região de Quinará realiza um concurso de música moderna para jovens cantores. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    PGR realça empenho no combate à criminalidade económico-financeira

    O Procurador-Geral da República (PGR), Hélder Pitta Groz, sublinhou esta sexta-feira, em Luanda, que o esforço e empenho da...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema