O Deutsche Bank da Espanha concedeu ao Banco de Poupança e Crédito (BPC) uma linha de financiamento de 50 milhões de dólares, que se destina aos projectos públicos e privados, para o desenvolvimento da economia.
O representante do Deutsche Bank da Espanha, Ignacio Ramiro, e o presidente do Conselho de Administração do BPC, Paixão Júnior, assinaram ontem, em Luanda, um acordo que reafirma o compromisso de consolidarem as relações económicas estabelecidas há oito anos, e que formaliza a concessão da linha de financiamento.
O acordo totaliza um financiamento de 3,5 mil milhões de dólares, que garante a concretização de projectos nos sectores da construção civil, infra-estruturas, agro-indústria, saúde e comunicações.
O presidente do Conselho de Administração do BPC, Paixão Júnior, disse que o financiamento resulta de uma parceria entre os bancos existente há mais de oito anos.
“Este crédito vai permitir financiar projectos de alguns clientes”, sublinhou, lembrando que a primeira linha de crédito foi aplicada apenas em projectos públicos. Paixão Júnior afirmou que o crédito concedido pelo Deutsche Bank da Espanha representa o dobro de um conjunto de financiamentos concedidos por vários bancos internacionais com os quais mantém relações de parceria. De acordo com uma informação sobre o “Impacto sócio-económico das linhas de crédito no desenvolvimento de Angola”, o BPC mantém um desempenho líquido positivo, alcançando um volume de 104,7 milhões de dólares em 2011. A carteira de depósitos do BPC evoluiu 71 por cento, nos últimos cinco anos, representando seis mil milhões de dólares no primeiro trimestre de 2012. O crédito a cliente cresceu significativamente, atingido um volume de cinco mil milhões de dólares em Março de 2012. O rácio de transformação de depósitos de clientes em créditos passou, nos últimos cinco anos, de 71 para 84 por cento. Com 275 agências, a sua carteira de activos atinge 8,5 mil milhões de dólares.
O representante do Deutsche Bank da Espanha, Ignacio Ramiro, informou que a linha de crédito, com um prazo de reembolso de três anos, foi concedida no âmbito da parceria existente entre as duas instituições, salientando que o banco já financiou projectos nos sectores de obras públicas, construção civil e agricultura.
A parceria enquadra-se no plano do Executivo que visa a obtenção de créditos bancários de médio e longo prazo para financiar Programas de Investimentos Públicos e Privados.
O Deutsche Bank foi fundado em Berlim, em 1870, para apoiar a internacionalização de empresas e promover as relações comerciais entre a Alemanha, a Europa e outros mercados internacionais.
Um dos maiores e sólidos grupos bancários a nível internacional transformou-se num fornecedor líder nos serviços financeiros. O banco encontra-se em contínuo crescimento na América do Norte, na Ásia e em mercados emergentes.