Segunda-feira, Junho 24, 2024
19.8 C
Lisboa
More

    Despedida dos EUA de Josefina Diakité

    O Departamento de Estado norte-americano ofereceu, ao princípio da tarde de segunda-feira, uma recepção de despedida a Josefina Pitra Diakité, embaixadora cessante de Angola nos Estados Unidos da América.
    Josefina Pitra Diakité, acompanhada de funcionários da Embaixada, apresentou oficialmente cumprimentos de despedida à administração dos EUA, no termo da sua missão.
    Assistiram ao evento altos funcionários do Departamento de Estado norte-americano, designadamente do Bureau para África, destacando-se a presença do embaixador Donald Yamamoto, vice-secretário de Estado adjunto do Bureau de Assuntos Africanos e assistente especial da secretária de Estado Hillary Clinton, da embaixadora Capricia Penavic Marshall, chefe do Protocolo, Carlos Pascual, coordenador de Assuntos Internacionais para o sector da Energia, e de Omar Ahmed, do Desk Angola.
    Para assistir à cerimónia, foi igualmente convidado o corpo diplomático acreditado nos EUA, com destaque para os embaixadores dos países da CPLP, SADC e da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), além de representantes de companhias e instituições norte-americanas parceiras de Angola, como é o caso da Chevron, Boeing, Câmara de Comércio EUA/Angola, Africa Society, do Corporate Council on Africa (CCA) e o staff do Congresso.
    Capricia Penavic Marshall, chefe do Protocolo do Departamento de Estado, fez a leitura de uma mensagem de reconhecimento e apreciação da secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, felicitando Josefina Pitra Diakité pelo seu excelente desempenho enquanto representante do Governo angolano nos EUA e pelo seu empenho pessoal no reforço da cooperação entre os dois países.
    “Angola é um parceiro estratégico dos Estados Unidos da América, com o qual queremos manter um alto nível de cooperação”, disse.
    A diplomata angolana agradeceu todo o apoio recebido da administração norte-americana, através do Bureau para África do Departamento de Estado, para o bom desempenho da sua missão, realçando os progressos verificados a nível das relações entre os dois países, com destaque para o estabelecimento do diálogo de parceria estratégica entre Angola e os EUA.

    Agradeceu igualmente às demais instituições presentes, augurando que o mesmo acolhimento e colaboração sejam prestados ao seu sucessor.
    No âmbito de um despacho presidencial, Josefina Pitra Diakité foi exonerada do cargo de embaixadora extraordinária e plenipotenciária de Angola nos Estados Unidos da América e, simultaneamente, nomeada para um cargo similar na República da África do Sul.
    A diplomata angolana apresentou formalmente as cartas credenciais ao então Presidente dos Estados Unidos da América, George W. Bush, a 20 de Junho de 2001. Durante o seu consulado recebeu o Presidente da República, para participar na Assembleia-geral das Nações Unidas, em Nova Iorque.

    Fonte: Jornal de Angola

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Extrema direita avança como favorita nas eleições legislativas da França

    A apenas uma semana do primeiro turno das eleições legislativas na França, a extrema direita lidera as pesquisas e...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema