O Departamento de Estado norte-americano ofereceu, ao princípio da tarde de segunda-feira, uma recepção de despedida a Josefina Pitra Diakité, embaixadora cessante de Angola nos Estados Unidos da América.
Josefina Pitra Diakité, acompanhada de funcionários da Embaixada, apresentou oficialmente cumprimentos de despedida à administração dos EUA, no termo da sua missão.
Assistiram ao evento altos funcionários do Departamento de Estado norte-americano, designadamente do Bureau para África, destacando-se a presença do embaixador Donald Yamamoto, vice-secretário de Estado adjunto do Bureau de Assuntos Africanos e assistente especial da secretária de Estado Hillary Clinton, da embaixadora Capricia Penavic Marshall, chefe do Protocolo, Carlos Pascual, coordenador de Assuntos Internacionais para o sector da Energia, e de Omar Ahmed, do Desk Angola.
Para assistir à cerimónia, foi igualmente convidado o corpo diplomático acreditado nos EUA, com destaque para os embaixadores dos países da CPLP, SADC e da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), além de representantes de companhias e instituições norte-americanas parceiras de Angola, como é o caso da Chevron, Boeing, Câmara de Comércio EUA/Angola, Africa Society, do Corporate Council on Africa (CCA) e o staff do Congresso.
Capricia Penavic Marshall, chefe do Protocolo do Departamento de Estado, fez a leitura de uma mensagem de reconhecimento e apreciação da secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, felicitando Josefina Pitra Diakité pelo seu excelente desempenho enquanto representante do Governo angolano nos EUA e pelo seu empenho pessoal no reforço da cooperação entre os dois países.
“Angola é um parceiro estratégico dos Estados Unidos da América, com o qual queremos manter um alto nível de cooperação”, disse.
A diplomata angolana agradeceu todo o apoio recebido da administração norte-americana, através do Bureau para África do Departamento de Estado, para o bom desempenho da sua missão, realçando os progressos verificados a nível das relações entre os dois países, com destaque para o estabelecimento do diálogo de parceria estratégica entre Angola e os EUA.
Agradeceu igualmente às demais instituições presentes, augurando que o mesmo acolhimento e colaboração sejam prestados ao seu sucessor.
No âmbito de um despacho presidencial, Josefina Pitra Diakité foi exonerada do cargo de embaixadora extraordinária e plenipotenciária de Angola nos Estados Unidos da América e, simultaneamente, nomeada para um cargo similar na República da África do Sul.
A diplomata angolana apresentou formalmente as cartas credenciais ao então Presidente dos Estados Unidos da América, George W. Bush, a 20 de Junho de 2001. Durante o seu consulado recebeu o Presidente da República, para participar na Assembleia-geral das Nações Unidas, em Nova Iorque.
Fonte: Jornal de Angola