Quinta-feira, Setembro 12, 2024
19.1 C
Lisboa
More

    Descargas eléctricas matam 20 pessoas e ferem 12

    Vinte pessoas morreram e 12 ficaram feridas em consequência de várias descargas eléctricas ocorridas, no mês em curso, nos municípios da Cacula, Quipungo, Quilengues, Lubango, Caconda e Kuvango, província da Huíla.

    Segundo o porta-voz do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros na Huíla (SPCBH), João Saldanha, uma descarga causou oito mortos e nove feridos nos arredores da sede municipal da Cacula, quando um raio caiu sobre duas residências cobertas de capim.

    Esclareceu que as descargas eléctricas provocaram ainda mortes e ferimentos a famílias que residiam nas proximidades de postes de alta tensão, bem como em zonas descampadas e sem protecção de pára-raios.

    Para além de vítimas humanas, o porta-voz acrescentou que as descargas eléctricas mataram cinco cabeças de gado bovino, num curral, no município da Matala.

    Para acudir as famílias sinistradas, o porta-voz informou que o Governo, através da Comissão de Protecção Civil e Bombeiros, entregou bens alimentares, urnas e apoiou as exéquias fúnebres, sendo que os sobreviventes beneficiam de apoios psicológicos.

    Defendeu a necessidade de colocação de pára-raios em vilas e comunas para se evitar mortes por este fenómeno.

    O responsável aconselhou, no entanto, os cidadãos a evitarem ambientes descampados, locais altos e abertos, principalmente praias, campos de futebol e piscinas.

    Fonte: Angop

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mercados emergentes, globalização e o paradoxo de Lucas

    Os mercados emergentes detêm as rédeas do crescimento sustentável futuro e as chaves para o futuro do multilateralismo À medida...

    Artigos Relacionados

    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema