Os deputados à Assembleia Nacional prometeram hoje, segunda-feira, na abertura do I ano legislativo da III legislatura, defender os anseios dos eleitores, aprovando leis que vão de encontro à satisfação das suas necessidades, bem como fiscalizar a acção do Executivo.
Em declarações à Angop, após a cerimónia, os parlamentares foram unânimes em afirmar que as grandes questões da nação estarão sempre em primeiro lugar durante o mandato.
Para o deputado do MPLA João Pinto, o Parlamento vai exercer com eficácia a fiscalização da acção do Governo, bem como aprovar leis que correspondam aos anseios da população, apelando aos deputados a acompanharem a sua efectiva aplicação.
Já o deputado Jesuíno Silva disse que os parlamentares do MPLA terão que trabalhar para corresponder aos anseios da população e concretizar o lema “Crescer mais e distribuir melhor”.
Enquanto isso, o deputado da Unita Adalberto da Costa garantiu que a sua bancada vai melhorar o acompanhamento das acções do Governo.
Referiu que a participação de todas as bancadas parlamentares vai contribuir para a consolidação da democracia e preservação da paz.
O presidente do grupo parlamentar da CASA-CE, André Mendes de Carvalho, considerou importante que haja um aprofundamento da democracia, sublinhando, neste sentido, o discurso do presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, que apela ao diálogo na discussão das “grandes” questões da nação.
Apelou aos deputados a pautarem a sua actuação pela responsabilidade, devendo legislar no sentido de resolver as preocupações da população.
Disse que CASA-CE defende para os próximos anos um orçamento equilibrado que venha colmatar as assimetrias regionais e algumas questões relacionadas com o analfabetismo e melhoria das condições sociais dos militares.
Por seu turno, o líder da bancada do PRS, Eduardo Kuangana, elogiou o discurso do presidente da Assembleia Nacional, sobretudo, por defender a participação e contribuição de todas forças políticas na preservação da paz e por considerar o hemiciclo a casa de todos.
Disse que o seu partido vai defender neste período parlamentar a institucionalização da alta autoridade contra a corrupção e a elaboração da lei das autarquias locais.
Para o deputado da FNLA Lucas Ngonda, os deputado deverão trabalhar para servir o interesse geral da nação, independentemente da posição de cada um.
FONTE: Angop