Roma (Do enviado especial) – Uma comitiva de Angola integrada por 150 delegados devera marcar presença neste quarta-feira, em Roma (Itália), na audiência geral que o Santo Padre, Papa Bento XXVI, deverá conceder aos peregrinos que participaram no VII encontro internacional da família, decorrido de 30 de Maio à 3 de Junho do ano em curso em Milão.
A delegação de Angola que deverá participar da audiência com sua Santidade é encabeçada pelo arcebispo do Huambo e presidente da comissão da família da Conferencia Episcopal de Angola e São Tomé (Ceast), dom José de Queirós Alves, e integrada pelos bispos dom António Francisco Jaca (da diocese de Caxito) e Dionísio Hisiilenapo (da diocese do Namibe).
Entre os integrantes da comitiva angolana consta ainda a ministra da Família e Promoção da Mulher, Genoveva Lino, deputados à Assembleia Nacional de Angola, missionários e casais em representação de várias províncias do país.
A audiência do Santo Padre com os peregrinos que participaram do VII encontro internacional da família visa, entre outros objectivos, transmitir a mensagem sobre o reforço da unidade conjugal e transformação das famílias num verdadeiro núcleo da sociedade e baseada na concórdia, amor fraterno e entendimento recíproco.
A comitiva angolana, que deverá permanecer em Roma até ao próximo dia 8 do mês em curso, tem estado envolvida em visitas a vários monumentos históricos para o conhecimento da realidade histórica e sócio-cultural de Roma, considerado o maior império do mundo que vigorou durante 1.200 anos.
Recorde-se que a cidade de Filadélfia, nos Estados Unidos da América, foi eleita para acolher o próximo encontro internacional da famílias, sucedendo a cidade de Milão (Itália) na organização.
Os encontros mundiais das famílias com o Santo Padre foram criados pelo papa João Paulo II, em 1994, visando uma reflexão profunda em relação ao reforço da unidade e elevação da espiritualidade das famílias cristãs e são organizados periodicamente pelo Conselho Pontifício para a Família em determinado país previamente seleccionado e anunciado no final cada edição do evento.
FONTE: Angop