O grosso da delegação angolana para a X edição dos Jogos Africanos de Maputo, que se disputam de 3 a 18 de Setembro, desembarca esta manhã com as equipas de atletismo, judo, karaté-dó, natação, paralímpicos e taekwon-dó, disse ontem ao Jornal de Angola o chefe da missão nacional ao evento africano, António da Luz.
Este grupo sai da capital económica sul-africana, Joanesburgo, onde cumpriram um estágio de 15 dias, para cidade de Maputo.
Na África do Sul, estiveram a efectuar o estágio as selecções de natação, taekwon-dó, ténis e do desporto adaptado (natação e atletismo). Na cidade de Maputo já se encontra, desde ontem à noite, a selecção de boxe, a primeira equipa angolana a chegar à capital moçambicana. Além do boxe, chegaram igualmente as equipas de ciclismo, basquetebol feminino, vela e ténis de campo. Na capital moçambicana encontram-se já, há cerca de duas semanas, as quatro duplas do voleibol de praia a ambientarem-se ao clima e praias locais.
O basquetebol masculino e o andebol feminino desembarcam em Maputo apenas nos dias 6 e 7 de Setembro, provenientes de Luanda e Espanha, respectivamente.
Para este evento africano, a delegação angolana é constituída por 250 elementos, entre atletas, técnicos, corpo clínico, dirigentes federativos e individualidades convidadas pelo Ministério da Juventude e Desportos. Angola vai para este evento com o objectivo de melhorar a 13ª posição do quadro geral de medalhas, alcançada em 2007, em Argel.
Nesta edição, Angola competiu com 148 atletas em 12 disciplinas e terminou na 13ª posição do quadro geral com um total de 12 medalhas, sendo quatro de ouro, uma de prata e sete de bronze.
Fonte: Jornal de Angola