Especialistas de vários sectores debatem hoje, em seminário, na Escola Nacional de Administração (ENAD), estratégias para reduzir a burocracia no sistema administrativo nacional.
Em análise, vão estar, entre outros temas, a contribuição das tecnologias de informação e comunicação, simplificação administrativa e modernização dos serviços públicos e a relação entre a administração económica e a justiça.
Em declarações à Rádio Nacional de Angola, o chefe da área de formação da ENAD, Ismael Bernardo, disse que um dos suportes para se atingir o objectivo do evento é a formalização da tecnologia usada nas bases de dados dos serviços públicos.
“Há necessidade de se fazer um alinhamento no sistema de administração pública. Por exemplo, no capítulo do aligeiramento de procedimentos, pretende-se promulgar uma reflexão por sectores de actividade”, disse Ismael Bernardo, acrescentando que o objectivo principal é identificar as medidas aprovadas e executadas no quadro da modernização dos serviços públicos, procurando replicar as boas práticas nos restantes sectores portadores de serviços ao cidadão.
Ismael Bernardo destacou, também, o papel importante das Tecnologias de Informação e Comunicação, como mecanismo adequado para ajudar nas medidas de simplificação na administração pública.
“Há necessidade de intervenção do Ministério das Tecnologias de Informação e Comunicação, porque tem a missão de criar uma placa giratória onde vão convergir os dados de todos os ministérios existentes”, esclareceu, reconhecendo o avanço tecnológico de alguns sectores da administração pública.
Fonte: Jornal de Angola