Quarta-feira, Maio 1, 2024
11.6 C
Lisboa
More

    Custo de vida agrava 1,06% em Abril pressionado pelos combustíveis

    Vanguarda

    Habitação, Água, Electricidade e Combustíveis ditam subida generalizada de preços em Abril. inflação acumulada fixada em 4,4% no primeiro terço do ano, diz INE

    O custo de vida na capital do País agravou em 1,06% durante o período de Março a Abril segundo dados oficiais do Instituto Nacional de Estatística.

    A classe “Habitação, Água, Electricidade e Combustíveis” foi a que registou o maior aumento de preços com 1,73%. De acordo com o Boletim estatístico referente a Abril recentemente divulgado, destacam-se também os aumentos dos preços verificados nas classes “Lazer, Recreação e Cultura” com 1,38%, “Mobiliário, Equipamento Doméstico e Manutenção” com 1,25% e “Alimentação e Bebidas não Alcoólicas” com 1,21%. A variação homóloga situa-se em 17,43%, registando um decréscimo de 3,89 pontos percentuais com relação a observada em igual período do ano anterior.

    Em termos acumulados a inflação se fixou em 4,4%, uma media de 1,1% neste primeiro terço do ano. As previsões do Governo apontam para uma inflação a fechar o ano de 15% conforme consta no Orçamento Geral do Estado em vigor e sem alteração no revisto já em posse da Assembleia Nacional.

    Medidas para conter a inflação

    Fruto de uma combinação da combinação de uma política monetária restritiva e de uma execução da despesa pública muito aquém do nível orçamentado, devido às dificuldades de captação de financiamento no mercado interno de títulos, o País vem registando desde finais de 2017 um desacelerar da inflação. Ao longo do ano de 2018, a política monetária manteve-se acomodatícia, tendo a base monetária em moeda nacional registado uma redução acumulada de 22,1% no ano.

    Adicionalmente, em resultado da rápida desinflação e das condições de liquidez mais restritivas, em Novembro de 2017 o Banco Nacional de Angola (BNA) reduziu a taxa nominal de reserva obrigatória de 30% para 21%, mas a taxa efectiva aumentou, devido a exclusão da possibilidade de os bancos comerciais constituírem reservas com títulos.

    Entretanto, em Maio de 2018 o BNA unificou as taxas da Facilidade Permanente de Cedência de Liquidez Overnight com a Taxa Básica de Juros, estabelecendo a Taxa Directora em 18%. Em Julho, o BNA reduziu a Taxa Básica de Juros para 16,5% e estabeleceu o Coeficiente de Reservas Obrigatórias para Moeda Nacional em 17%, que se mantém até ao momento.

    Histórico recente da inflação

    Em 2016, em consequência da queda do preço do petróleo, o quadro inflacionário sofreu choques severos, tanto do lado da procura como do lado da oferta, induzindo uma trajectória crescente da taxa de inflação, que encerrou em 41,1%. O Gráfico 5 mostra a evolução da inflação entre Dezembro de 2013 e Dezembro de 2018.

    A taxa de inflação observada em 2017, de 23,67%, reflecte um grande esforço de redução da inflação face a 2016. Foi possível reduzir a taxa de inflação média mensal de 3% para 2%. O custo desta política foi a redução das RIL, que se mantiveram ao câmbio fixo em 165 Kz por USD ao longo do ano.

    Em virtude da necessidade de corrigir os desequilíbrios do mercado cambial e preservar as reservas internacionais, em janeiro de 2018 o Banco Nacional de Angola procedeu a uma maior liberalização do regime cambial, passando de um regime administrado para um regime de flutuação controlada em banda. Não obstante à maior liberalização e flexibilização cambial levada a cabo pelo Banco Nacional de Angola, a taxa de inflação continua a desacelerar em termos homólogos desde janeiro de 2018, tendo a inflação anual, medida em Dezembro, atingido os 18,60%.

    Em Setembro de 2018 a taxa de inflação mensal registou uma forte aceleração, ao passar de 1,20% no mês de Agosto para 2,69%. Esta aceleração é em muito explicada pelos ajustes realizados nas tarifas de água. Não obstante a aceleração observada em Setembro, a taxa de inflação registou uma redução em termos médios. O ano de 2018 evoluiu a um ritmo médio de 1,4% ao mês, em contraste com os níveis médios de 1,8% e 2,9% observados nos anos de 2017 e 2016, respectivamente.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Poderá Xi Jinping convencer a Europa a desempenhar o papel de fiel da balança entre a China e os EUA?

    O Presidente chinês, Xi Jinping, inicia uma viagem à Europa no próximo domingo, pela primeira vez em cinco anos,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema